Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Campanha solidária 'Help Madeira' já angariou 14 mil euros

A campanha solidária 'Help Madeira', impulsionada por Richard Griffin, residente na ilha de Guernsey, no Canal da Mancha, recolheu, até hoje, cerca de 14 mil euros para ajudar as pessoas afetadas pelos incêndios da passada semana.

Campanha solidária 'Help Madeira' já angariou 14 mil euros
Notícias ao Minuto

16:42 - 18/08/16 por Lusa

País Solidariedade

O valor foi adiantado hoje em conferência de imprensa por Richard Griffin, que já visitou a Madeira e reside naquela ilha onde existe uma comunidade de emigrantes.

Richard Griffin deslocou-se à região para entregar o donativo ao partido Juntos Pelo Povo (JPP) e constatar os prejuízos causados pelos incêndios que deflagraram a 8 de agosto no concelho do Funchal.

Richard Griffin considerou a situação "devastadora" para as pessoas que perderam as suas habitações, consumidas pelo fogo, mencionando que a campanha vai continuar, estando também a ser angariadas roupas e brinquedos.

Por seu turno, o líder do JPP, Filipe Sousa, partido que vai gerir na Madeira os donativos, enalteceu esta "onda de solidariedade [Help Madeira]" e destacou que "a grande preocupação são as questões sociais", porque "há muitas pessoas afetadas".

O também autarca recordou que já passou por uma "situação idêntica no concelho de Santa Cruz", quando no verão e 2012, esta localidade foi a mais afetada pelos fogos que ocorreram na ilha, tendo 139 habitações sofrido danos, das quais 21 com perda total. Apenas 97 reuniam as condições mínimas de habitabilidade.

Filipe Sousa apontou que o montante angariado, que será colocado numa conta solidária, será distribuído em "coordenação com o município do Funchal".

"O Funchal foi o ponto forte [dos incêndios], aproveitando estes recursos solidários, é nossa preocupação, em coordenação com município do Funchal, garantir que meios financeiros possam chegar às pessoas que mais necessitam".

Os incêndios que deflagraram no concelho do Funchal a 08 de agosto provocaram três mortos, cerca de mil pessoas tiveram que ser retiradas de hospitais, clínicas, lares de idosos e habitações, centenas de casas ficaram danificadas.

A Câmara do Funchal estimou os prejuízos em mais de 61 milhões de euros e 300 edifícios afetados - 177 ficaram totalmente destruídos e 123 parcialmente, em oito das dez freguesias que integram o concelho (apenas São Martinho e Sé não sofreram ocorrências).

Por seu turno, o Governo Regional da Madeira disse precisar de 900 mil euros para "pequenas reparações" em habitações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório