Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Acordo para desmontar esplanadas do centro do Porto põe fim a anos de conflito

Cerca das 10:00 de hoje a esplanada do café Piolho, na praça Parada Leitão, Porto, estava a ser demolida, terminando um litígio que se arrastava desde 2010, quando foi dada ordem de demolição das cinco estruturas ali existentes.

Acordo para desmontar esplanadas do centro do Porto põe fim a anos de conflito
Notícias ao Minuto

12:17 - 12/08/16 por Lusa

País Demolição

Construídas na área de proteção das igrejas das Carmelitas e do Carmo e licenciadas pela Câmara do Porto no início de 2010, cinco esplanadas receberam pareceres "não favoráveis" do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (Igespar) e da Direção Regional de Cultura do Norte (DRC-N) em julho e outubro do mesmo ano, por se tratar de estruturas "não amovíveis", mas nunca chegaram a ser demolidas.

A decisão de desmontar as duas estruturas de esplanada do centenário "Piolho" resulta de um acordo judicial alcançado em julho entre todos os proprietários e a Câmara do Porto, disse hoje à Lusa Edgar Gonçalves, sócio daquele café.

Ao fim de uma batalha jurídica de anos, Edgar Gonçalves, que está naquele estabelecimento há 37 anos, congratula-se com o desfecho e deseja agora que a nova esplanada amovível "volte a ser a que o Piolho tinha antes de 2010".

"Efetivamente, [a esplanada] não era bem o que pensávamos que ia ser, que em papel era muito bonito", confessou, admitindo que o facto de nestes seis anos ter ali duas estruturas que se assemelhavam a cabines em vidro "não era funcional".

O responsável referiu ficar triste com o facto da estrutura fixa não permitir a quem está na Cordoaria reconhecer o café e tapar a vista a quem está no estabelecimento para os Leões, acreditando que a demolição das estruturas vai trazer novo ânimo ao local.

"É preciso ter coragem de assumir: falhámos" na opção de implementar aquelas esplanadas há seis anos, cujo investimento rondou os 100 mil euros, sublinhou, acrescentando que a desmontagem "só não aconteceu mais cedo porque se criou o litígio".

O Piolho voltará a partir da próxima semana, "se tudo correr bem", a ter um espaço de cerca de 110 metros quadrados ocupado com cadeiras e mesas, abrigadas por guarda-sóis, amovíveis.

"Amanhã [sábado] ao final do dia já deve estar desmontado. Espero na terça-feira conseguir colocar já as mesas, cadeiras e guarda-sóis, mas a câmara ainda vem cá limpar o pavimento, que há seis anos que não é limpo" devido à colocação da esplanada fixa, afirmou.

O acordo estabelecido entre as partes prevê a demolição das estruturas no prazo de 60 dias.

Em outubro de 2014, a Câmara do Porto desmontou, na sequência de uma decisão judicial, uma daquelas esplanadas que estava desativada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório