Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da República defende "quadro jurídico estável" para as freguesias

O Presidente da República defendeu hoje, numa mensagem enviada à Associação Nacional de Freguesias (Anafre), que estas autarquias vão precisar "de um quadro jurídico estável" para assumir novos desafios na sua atividade de proximidade das populações.

Presidente da República defende "quadro jurídico estável" para as freguesias
Notícias ao Minuto

16:33 - 23/06/16 por Lusa

País ANAFRE

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, para que "as freguesias possam cumprir estes novos desafios das políticas de proximidade vão precisar de recursos" e que "se confira um estatuto digno, e adequado às múltiplas tarefas que desempenham, aos eleitos das juntas de freguesia".

"Mas vão precisar, sobretudo, que eventuais alterações legislativas sejam devidamente ponderadas e de um quadro jurídico estável, que seja um instrumento de apoio às políticas de proximidade e não uma fonte de incertezas ou de obstáculos burocráticos", frisou o chefe de Estado.

Na mensagem, por ocasião do centenário da lei de 1916 em que as paróquias civis passaram a ter a denominação oficial de freguesias, o Presidente saudou "todos os cidadãos, todas as mulheres e todos os homens, que servem a causa pública, que servem as suas comunidades, como autarcas de freguesia".

"As freguesias tiveram como origem as paróquias e ao longo deste século, em particular em democracia, afirmaram a sua relevância, que a lei foi reconhecendo atribuindo-lhes mais poderes", salientou Marcelo Rebelo de Sousa.

O chefe de Estado, que se fez representar num almoço comemorativo no palácio da Mitra (sede da Anafre), em Lisboa, sublinhou que "o princípio da subsidiariedade, a evolução legislativa e a crescente descentralização que se perspetiva colocam desafios cada vez maiores e criam novas oportunidades para as freguesias e para uma ação política mais próxima das necessidades do dia-a-dia das pessoas".

Uma intervenção que deverá centrar-se "na educação e na cultura, no ordenamento do território e na requalificação urbanística, na promoção das economias locais, sem nunca esquecer o apoio social", destacou o Presidente.

A Assembleia da República, em colaboração com a Anafre, assinalou hoje os 100 anos da lei nº 621, de 23 de junho de 1916, com uma cerimónia no salão nobre do palácio de São Bento e uma sessão evocativa no plenário, com intervenções dos grupos parlamentares e do Governo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório