Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Lourinhã propõe ao Governo repor freguesias no concelho

A Assembleia Municipal da Lourinhã aprovou, na noite de sexta-feira, uma proposta a enviar ao Governo a pedir para repor as 11 freguesias existentes no concelho antes da reforma administrativa.

Lourinhã propõe ao Governo repor freguesias no concelho
Notícias ao Minuto

06:45 - 30/04/16 por Lusa

País Autarquia

Apresentada pelo PCP, a proposta foi aprovada por maioria, com os votos a favor do PS, CDU e CDS-PP e o PSD a dividir-se entre abstenções e votos contra.

Os sociais-democratas justificaram a sua posição com o facto de as restantes bancadas não terem querido propor ao anterior Governo PSD/CDS-PP um novo mapa de freguesias para o concelho, acabando por este se sujeitar à reforma que o Governo decidiu fazer no território.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, os deputados municipais propõem que Governo avalie os resultados da nova organização autárquica após a fusão de freguesias, num processo em que devem ser auscultados os eleitos das freguesias.

A assembleia defende ainda que o Governo deve basear-se nos resultados obtidos nessa avaliação para reverter as agregações ocorridas e que o processo seja concluído a tempo das próximas eleições autárquicas de 2017.

Na proposta, os deputados defendem que reforma administrativa se inseriu num processo com vista à redução de trabalhadores e de eleitos, à concentração de serviços e à poupança de recursos financeiros, o que contribuiu para um "maior afastamento entre eleitos e eleitores, maiores dificuldades na resposta aos problemas e para o desvirtuamento do papel das freguesias".

Até 2013, existiam 11 freguesias no concelho e depois passaram a ser oito, com a fusão de Lourinhã/Atalaia, Miragaia/Marteleira e São Bartolomeu dos Galegos/Moledo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório