Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Madeireiro começa hoje a ser julgado em Coimbra por atear incêndios

O Tribunal de Coimbra começa a julgar hoje às 9h30 um madeireiro de 49 anos acusado de ser autor de três incêndios em Penacova, um dos quais consumiu uma área de 130 hectares em agosto de 2015.

Madeireiro começa hoje a ser julgado em Coimbra por atear incêndios
Notícias ao Minuto

06:16 - 28/04/16 por Lusa

País Penacova

O madeireiro é acusado de três crimes de incêndio florestal: um deles chegou a ter três frentes ativas, consumiu cerca de 130 hectares de área florestal, entre 10 e 12 de agosto (dia em que o fogo foi declarado extinto), e mobilizou 38 corporações de bombeiros, num total de 231 homens e 74 meios de apoio terrestre e aéreo.

O madeireiro foi detido por populares em flagrante delito a 10 de agosto, no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, e posteriormente detido também pela Polícia Judiciária.

"O arguido agiu sempre com o intuito de atear fogo à floresta, o que conseguiu, para, posteriormente, adquirir a madeira consumida pelo fogo junto dos respetivos proprietários a um preço substancialmente mais baixo do que o valor de mercado detido antes do incêndio", refere a acusação do Ministério Público (MP), a que a agência Lusa teve acesso.

O incêndio mais grave chegou a obrigar ao corte do IC6 nos dois sentidos, destruiu parte do traçado da rede elétrica nacional e "colocou em sério perigo as populações residentes nas imediações" da mancha florestal ardida, "levando mesmo à evacuação de algumas aldeias", afirma o MP.

Segundo o MP, o incêndio terá provocado um prejuízo direto de 152 mil euros.

De acordo com o despacho de acusação, o arguido também provocou outros dois incêndios, a 08 e a 09 de agosto, mas estes de pequenas proporções.

O arguido encontra-se em prisão preventiva no estabelecimento prisional de Aveiro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório