Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Hospital terá feito mastectomia sem consentimento

A doente e o respetivo advogado vão avançar com um processo cível e possivelmente com um processo crime contra o Hospital de São João, no Porto.

Hospital terá feito mastectomia sem consentimento
Notícias ao Minuto

10:15 - 27/04/16 por João Oliveira

País São João

O Hospital de São João, no Porto, está a braços com um caso de negligência médica que terá deixado uma doente com o peito irreconhecível. A paciente é Susana Tomé, uma mãe a quem foi diagnosticado cancro da mama durante a gravidez do segundo filho. Após o parto, removeu o tumor e fez quimioterapia. Tudo isto em 2010.

Seis anos depois, já com a doença erradicada, a mãe achou ser a altura para fazer a reconstrução mamária. Aquilo que lhe sugeriram foi uma mastectomia bilateral, algo que Susana recusou por perceber “que não tinha estrutura psicológica para aguentar” ver-se sem os dois peitos, “um deles plenamente saudável”.

Como alternativa, os médicos propuseram uma mastectomia à mama direita e a colocação de duas próteses imediatas para que o peito ficasse simétrico. Foi a opção que aceitou e, a 4 de março, assinou a declaração de aceitação onde "vinha descrito tudo aquilo que ficou combinado".

Acontece que a 7 de março, já depois da operação, Susana acordou sem nenhum dos seios. Os médicos fizeram uma mastectomia, por engano, ao peito que estava saudável. A ordem, diz a TVI, terá sido dada pelo diretor de cirurgia plástica, que lhe deu a notícia.

“Disse que foi um erro de informação e que assumia a totalidade da culpa deste ato negligente”, contou a doente à estação televisiva de Queluz. Depois de ter apresentado queixa à administração do hospital de São João, entregou o caso a um advogado. Agora, vão avançar com um processo cível e possivelmente com um processo crime. A Ordem dos Médicos já está a par da situação e garante que vai investigar o caso.

“Caso se confirme alguma coisa, será sancionado com censura ou suspensão”, adiantou fonte da Ordem.

Quanto a Susana, “já me disseram que terei de ser operada mais três ou quatro vezes”, contou, acrescentando que “até a mama que foi reconstruída, não está devidamente reconstruída. Está horrível. O meu peito são dois monstros”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório