Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 28º

Estrelas do futebol vão a tribunal

Um número significativo de figuras do mundo empresarial, do futebol e da política vão prestar testemunho, esta quinta-feira, no Tribunal de Oeiras no âmbito do processo Taguspark. Estas figuras, entre as quais, o antigo futebolista Luís Figo, celebraram contratos publicitários com administradores da empresa em troca de apoio à campanha eleitoral de José Sócrates, em 2009.

Estrelas do futebol vão a tribunal
Notícias ao Minuto

08:11 - 14/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Taguspark

Os antigos administradores da Taguspark, Rui Pedro Soares, João Carlos Silva e Américo Thomati, começam hoje a ser julgados no Tribunal de Oeiras por alegada corrupção passiva.

Esta investigação, lembra o Jornal de Notícias (JN), teve origem numa certidão do processo ‘Face Oculta’ e pôs a nu a estratégia dos três administradores para que conhecidas figuras do mundo do futebol apoiassem a recandidatura de José Sócrates nas eleições legislativas, em 2009.

Para tal, o antigo futebolista Luís Figo assinou um contrato publicitário com a Taguspark no valor de 750 mil euros ao longo de três anos. No entanto, não foi acusado de qualquer crime, visto que não sabia que a Taguspark era uma empresa de capitais maioritariamente públicos.

O mesmo foi tentado com o treinador José Mourinho, mas o treinador desistiu de assinar o contrato com a empresa à última hora, desconhecendo-se a razão na base dessa decisão. Um enigma que o tribunal pretende esclarecer com o depoimento do técnico.

Além de Figo e Mourinho, há outras figuras ‘conhecidas’ envolvidas neste processo, nomeadamente o presidente não-executivo da PT, Henrique Granadeiro, e o autarca de Oeiras, Isaltino Morais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório