Em declarações à agência Lusa, José Maria Neves, que indicou ter já enviado uma mensagem de felicitações ao seu homólogo português, Pedro Passos Coelho, salientou que o "10 de junho" tem permitido uma ligação "umbilical" entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e que, como tal, a celebração é de todos.
"É um dia fundamental para Portugal, mas também para toda a comunidade lusófona. Se considerarmos que a língua é a nossa Pátria, e se considerarmos que Camões foi um grande cultor da Língua Portuguesa, podemos dizer que a '10 de junho' estamos também a comemorar a nossa Pátria", sustentou.
"Se considerarmos a ligação quase que umbilical entre as comunidades portuguesas e cabo-verdianas, nos Estados Unidos ou na Europa, podemos dizer, também um pouco, que hoje é o dia das nossas comunidades", acrescentou.
Nesse sentido, José Maria Neves sublinhou ainda que, salvaguardando as devidas proporções, "vale a pena" comemorar também o "10 de junho" como um dia importante para a pátria de língua portuguesa e para as comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.
"Espero que este dia sirva para projetar o novo Portugal do século XXI e que esta grande nação europeia, a que estamos indissoluvelmente ligados, continue a afirmar-se na arena internacional como um grande pais", concluiu.