Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Cycling: Antes de pôr o pé ao pedal, saiba por onde começar

Está a pensar começar a ir para o trabalho de bicicleta? Pode ser divertido e mais saudável, não temos dúvidas, mas antes de meter os pés aos pedais prepare-se bem. Dizemos-lhe como.

Cycling: Antes de pôr o pé ao pedal, saiba por onde começar
Notícias ao Minuto

19:08 - 12/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Guia

O ‘mundo’ das bicicletas, para quem ainda agora está a começar, pode parecer muito confuso. Existe uma espécie de nova língua ligada à bicicleta, ao equipamento e à roupa que deve usar.

Assim que se integrar neste 'mundo' irá querer comprar todo o tipo de material mas para já, fique com um guia simples do que realmente precisa.

A sua segurança: A coisa mais importante é estar seguro na estrada. Antes de comprar o que quer que seja, compre um capacete e luzes.

A segurança da bicicleta: Compre um cadeado ou corrente para proteger a bicicleta enquanto a deixa na rua. Esta proteção deverá estar bem presa ao quadro da bicicleta e a um ponto fixo (poste ou grade, por exemplo). Se tiver medo que as rodas possam ‘desparecer’ compre um U-lock para fixar o quadro à roda.

Esteja preparado: Andar de bicicleta pode ser muito agradável no verão mas pode não pensar o mesmo quando começar a chover, quando ficar escuro ou quando a bicicleta tiver algum problema. Portanto, ter alguns materiais consigo pode ajudar. São exemplos disso: canivete suíço, um para-lamas, óleo lubrificante, mapa ou chaveiro.

Saiba mudar um pneu: Em algum momento irá ter um furo, saiba como resolver a situação. Aprenda a fazê-lo antes de se meter a caminho e tenha as ferramentas necessárias: chave de plástico para tirar o pneu, kit para tapar furos e bomba manual pequena.

Confortável com a transpiração: Pelo próprio esforço mas também pela temperature ambiente, é normal que transpire. Pode não se importar com isso mas, se não se sentir confortável, leve uma muda de roupa. Pode ainda transportar consigo alguns produtos que, apesar de não serem iguais a um banho, limpam o suor: toalhitas, champô seco ou desodorizante.

Respeite as regras: A coisa mais importante quando anda de bicileta pela cidade é manter a cabeça levantada. Assim, perceberá tudo o que se passa à sua volta e quando poderá estar em risco. Sempre que tiver de mudar de direção, dê sinal e espreite por cima do ombro. Se for a ouvir música use apenas um auricular. E não se esqueça de parar em todos os sinais vermelhos e de não andar de bicicleta nos passeios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório