Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 19º

Licenciou-se aos 70 anos, porque o sonho comanda a vida

"Como se costuma dizer, sei que vou morrer; mas morro com o sonho concretizado". Quem o diz é Leandro Neves, que aos 71 anos, e depois de emigrar e de uma vida de trabalho e dedicação aos filhos, cumpriu o sonho de se licenciar, conta o Jornal de Notícias.

Licenciou-se aos 70 anos, porque o sonho comanda a vida
Notícias ao Minuto

15:45 - 01/02/15 por Notícias Ao Minuto

País Viana do Castelo

Leandro Neves, de 71 anos, nasceu numa família de seis irmãos, uma realidade que lhe fechou as portas aos estudos para lá do 9º ano - aos 17 anos viu-se obrigado a emigrar para se sustentar. A história de Leandro, conforme relata este domingo o Jornal de Notícias, é, contudo, tudo menos normal.

Sem ‘desligar’ do sonho de concluir os estudos, começou, em França, a frequentar à noite a Aliança Francesa, onde completou tudo até ao último nível. Este feito valeu-lhe, quando regressou a Portugal, aos 37 anos, a possibilidade de dar aulas de Francês e um cargo como administrador de uma empresa luso-francesa.

Mas Leandro ainda não estava satisfeito: voltou a estudar à noite e completou o 12º ano. Queria entrar logo no Ensino Superior, mas dois filhos a frequentar a Universidade não o deixaram prosseguir. “Tinha de trabalhar para os ajudar”, explicou.

Solução? Esperar pela reforma. E assim fez. Aos 68 anos entrou para Gestão Artística e Cultural e três anos depois, aos 70, completou a licenciatura com uma média de 16 valores, no ano letivo 2013/2014.

Leandro Neves foi o mais velho aluno não só da Escola Superior de Educação, como de todas as escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. “Como se costuma dizer, sei que vou morrer; mas morro com o sonho concretizado”, sublinhou à mesma publicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório