Meteorologia

  • 13 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Douro inova com novas receitas de bolo-rei com vinho do Porto, maçã ou light

Os empresários do Douro quiseram inovar nesta quadra natalícia e apresentaram novas receitas de bolos-reis, com vinho do Porto, maçã ou até sem açúcar, para atraírem novos clientes e promoverem os produtos da região.

Douro inova com novas receitas de bolo-rei com vinho do Porto, maçã ou light
Notícias ao Minuto

10:39 - 21/12/12 por Lusa

País Doçaria

Com a crise actual, os empresários procuraram aliar ao bolo tradicional os produtos típicos da Região Demarcada do Douro. Em Tabuaço, na fábrica da Douromel, juntou-se à receita original o vinho do Porto.

A ideia foi, segundo Rui Santos, representante da empresa, “tentar inovar”, respeitando a tradição: “Quisemos associar uma marca conhecida ao nosso produto, unir esforços para vendermos mais bolo-rei e dar-mos a conhecer o vinho do Porto”.

A Douromel lançou o desafio à produtora de vinhos Rozés que escolheu para dar sabor a esta iniciativa o Porto Late Bottled Vintage (LBV) de 2007. O enólogo Manuel Silva explicou esta escolha devido às características do próprio vinho que é “muito concentrado” e de “uma grande exuberância aromática”.

O líquido é adicionado à massa, concedendo-lhe uma textura diferente e uma cor mais escura.

No final, depois de colocadas as frutas confitadas e de cozido, é ainda colocada uma calda do bolo, que é feita precisamente com este vinho, o que dá mais sabor ao bolo.

Rui Santos referiu que já foram fabricadas cinco toneladas deste doce, esperando que a produção possa duplicar no próximo ano.

Depois de anos de investigação conjuntamente com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Douromel lançou neste Natal também um bolo-rei light.

“Um bolo que não tem qualquer tipo de açúcar adicionado tanto na massa como nas frutas que leva na sua constituição. É um bolo inovador. Somos únicos no país que produzimos este tipo de frutas”, salientou.

Esta fábrica produz cerca de 80 a 90 toneladas do tradicional bolo-rei por ano, e vende à volta de 1000 toneladas de fruta confitada para o mercado nacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório