Em comunicado, a polícia esclarece que os homens, com idades entre os 25 e os 53 anos, foram detidos na segunda-feira e levados a primeiro interrogatório judicial no dia seguinte, tendo-lhes sido determinada a medida de apresentações periódicas mensais numa esquadra de polícia, enquanto decorre o processo de afastamento coercivo.
"Estas detenções surgem no seguimento das ações de fiscalização que têm vindo a ser realizadas pela PSP no âmbito das novas competências em matérias de controlo de estrangeiros e fronteiras", esclarece a autoridade policial.
A PSP adianta que, neste caso, os três cidadãos já tinham sido notificados para abandono voluntário do país este ano, após fiscalização nas suas residências e locais de trabalho.
"Após cumpridos os prazos para esse abandono voluntário, foram submetidos a nova fiscalização, um deles na sua residência, outro no aeroporto, quando não apresentou documentos, e outro num restaurante (local de trabalho), tendo-se verificado o não cumprimento dessa instrução, razão pela qual foram detidos", acrescenta a PSP.
Leia Também: Homem fica em preventiva após furto e condução perigosa em Vila do Conde