Domingo? Temperaturas descem e há e possibilidade de aguaceiros dispersos

As temperaturas máximas vão descer entre 02 a 07 graus em Portugal continental no domingo, dia em que há a possibilidade de aguaceiros dispersos nas regiões do centro e sul, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

chuva, aguaceiros, ipma

© Pixabay

Lusa
22/08/2025 07:57 ‧ há 2 horas por Lusa

País

Meteorologia

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os aguaceiros dispersos, a ocorrerem, não terão impacto nas zonas de incêndios.

 

"O que vai ajudar é a descida dos valores da temperatura máxima e o aumento da humidade relativa a partir da noite de 23 [sábado] para 24 [domingo], isso sim ajuda", disse.

A previsão do IPMA para hoje e sábado, segundo Maria João Frada, é de céu pouco nublado ou limpo e está prevista uma pequena subida das temperaturas nas regiões do norte e centro, sendo os valores mais elevados no Vale do Tejo e interior do Alentejo e interior centro.

"Depois no domingo temos então de um modo geral mais nuvens na generalidade do território, neblina matinal e depois durante a tarde aumento temporário de nebulosidade com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas, mas serão dispersos e nas regiões centro e sul", adiantou.

Segundo Maria João Frada, no domingo, as temperaturas deverão descer, dependendo da região, 02 a 03 graus, podendo chegar a quedas de 05/06/07 graus Celsius.

"Vamos chegar a domingo e vamos ter temperaturas máximas que vão ultrapassar os 30 graus, entre 30 e 33, apenas em alguns locais do interior, nas restantes mais baixas. No próximo domingo, teremos um vento mais fraco do quadrante oeste e mais entrada de humidade e mais favorável ao combate aos incêndios e até à extensão dos fogos", indicou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, os aguaceiros previstos para domingo, a ocorrerem serão muito dispersos.

"Há dois três dias, os modelos davam-nos indicação que seria precipitação mais consistente no norte e centro porque havia uma frente que atravessava o continente. Agora essa frente perde atividade e dissipa a oeste do território do continente. O que temos é apenas um vale e uma depressão dos níveis altos da atmosfera e a dar será do tipo aguaceiros que serão dispersos e podem não cair nos locais onde estão a ocorrer incêndios", disse

Segundo a meteorologista, a partir de segunda-feira há uma depressão dos níveis altos da atmosfera sobre Portugal continental e poderão ocorrer ainda alguns aguaceiros, mas serão dispersos e trovoadas pouco prováveis.

"A partir da tarde [de segunda-feira], temos uma subida da máxima que se estende a terça-feira e em principio na quarta-feira, ainda falta muito, teremos uma descida da temperatura. Já não temos temperaturas tão elevadas como na primeira quinzena de agosto", disse.

Leia Também: Termómetros 'fecham' a semana com dois distritos a chegar aos 36ºC

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas