"Neste momento, das três frentes ativas temos a frente mais a sul [Aguiar da Beira e Sátão] bastante estabilizada, sem reativações; a frente mais a norte [Moimenta da Beira, Sernancelhe e São João da Pesqueira] com alguns pontos quentes e depois temos a frente virada aos Municípios da Meda, Penedono, Vila Nova de Foz Coa que nos dá mais preocupação", disse à agência Lusa pelas 09h00 o comandante regional do Centro, Francisco Peraboa.
No seu entender, com o amanhecer e "a entrada dos meios aéreos, o reforço de máquinas pesadas e a recolocação de efetivos de zonas mais estabilizadas para a frente mais intensa, é possível que se consiga um avanço positivo".
A noite foi "mais calma, do ponto de vista do combate, com a entrada de alguma humidade que criou alguma janela de oportunidade" para conseguir fazer "um trabalho mais efetivo".
"Hoje, o dia é mais animador, sem nos esquecermos que vamos ter um dia muito quente, com humidades relativas muito baixas, com algum vento e com os dias seguidos de combate extenuante. É preciso continuar com o mesmo instinto e a mesma eficácia", reagiu.
Sobre os danos causados pelas chamas, "há vários" em todos os municípios em que este incêndio chegou e, até ao momento "há a registar 30 feridos, todos ligeiros, sem necessidades de maior".
"Neste momento não há aldeias em risco", afirmou às 09h00 o comandante Francisco Peraboa.
Este incêndio que teve origem em dois -- Sátão (distrito de Viseu) e Trancoso (distrito da Guarda) no início do dia de sexta-feira tornou-se um só e alastrou-se a 11 municípios destes dois distritos.
Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira (distrito de Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Meda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Coa (distrito da Guarda).
O incêndio de Vila Boa, freguesia de Ferreira de Aves, em Sátão, distrito de Viseu, teve alerta pela 01h03 de quarta-feira, dia 13, e no mesmo dia chegou aos municípios de Sernancelhe, também no distrito de Viseu, e ao de Aguiar da Beira, distrito da Guarda.
Pelas, 09h15, combatiam este incêndio 965 operacionais, apoiados por 316 veículos e um meio aéreo, segundo a página oficial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O alerta para o incêndio de Freches, no Município de Trancoso, distrito da Guarda, aconteceu no sábado, dia 09, pelas 17h21.
Pelas, 09h15, combatiam este incêndio 445 operacionais, apoiados por 144 veículos e quatro meios aéreos, segundo a página oficial da ANEPC.
Leia Também: Mais de 3.550 operacionais combatiam 8 principais fogos rurais pelas 00h