Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Plataforma de Dados de Saúde tem menos de 900 mil inscritos

A meta estipulada pelo Governo chegava aos dois milhões de inscritos. Porém, segundo o Público, até hoje só 838 mil utentes se registaram na Plataforma de Dados de Saúde, que permite aos médicos consultar os dados dos utentes a partir de qualquer hospital e dá uma série de possibilidades aos doentes.

Plataforma de Dados de Saúde tem menos de 900 mil inscritos
Notícias ao Minuto

15:14 - 28/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Utentes

Em 2010, o Governo tinha em mente a criação de um Registo de Saúde Eletrónico, onde médicos e utentes pudessem consultar os seus dados clínicos a partir de qualquer unidade de saúde. O objetivo era conseguir dois milhões de registos até este ano.

Porém, limitações de várias naturezas fizeram com que se ficasse por uma Plataforma de Dados de Saúde, que, em vez de um software criado de raiz, não é mais do que “um upgrade de dois sistemas já existentes”, como contou o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) ao Público.

“Foi preciso descer à terra. Mudou o Governo. Tecnicamente não tinha sido feito nada em 2011 e não havia dinheiro para um projeto de grande envergadura”, explicou Henrique Martins.

Este sistema que integra o Portal do Utente e o Portal do Profissional conta, atualmente, com 838 mil utentes registados, o que representa 40% da meta estipulada pela tutela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório