O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, esteve em Bruxelas, na Bélgica, onde apresentou o Plano de Drenagem que está a decorrer na capital.
"Em Bruxelas, apresentei à Vice-Presidente da Comissão Europeia, Henna Virkkunen, os avanços no Plano Geral de Drenagem", começou por escrever numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
"Esta é uma das grandes obras na Europa para combater as alterações climáticas, e inspira outras cidades a tomar medidas concretas e corajosas para melhorar a vida das pessoas", rematou.
Em Bruxelas, apresentei à Vice-Presidente da Comissão Europeia, @HennaVirkkunen, os avanços no Plano Geral de Drenagem. Esta é uma das grandes obras na Europa para combater as alterações climáticas, e inspira outras cidades a tomar medidas concretas e corajosas para melhorar a… pic.twitter.com/xrRuhCLfmi
— Carlos Moedas (@Moedas) April 4, 2025
Note-se que o autarca de Lisboa já 'levou' também estes planos até Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em setembro passado, Moedas encontrou-se com o autarca de Nova Iorque, Eric Adams, onde trocaram "boas práticas" face a questões relacionadas com pessoas em situação de sem-abrigo, sustentabilidade, cultura e inovação.
No que diz respeito à sustentabilidade, Moedas falou dos túneis de drenagem que estão a ser construídos em Lisboa, uma vez que Nova Iorque também sofre com cheias e inundações.
"Estivemos a falar sobre aquilo que estamos a fazer, que é a maior obra da Europa em termos de túneis de drenagem para as águas, para evitar as cheias na cidade de Lisboa. Até lhe mostrei um vídeo de como é que estes túneis estão a ser feitos, 70 metros abaixo do chão em Lisboa. Ele [Eric Adams] virou-se para mim e disse: 'Isso é algo que também temos que fazer. Ainda não conseguimos, mas é também algo que Nova Iorque deveria fazer para evitar as cheias'", contou o autarca de Lisboa na altura.
Leia Também: "Especial". Moedas foi aos EUA mostrar túneis que "Nova Iorque não tem"