A Guarda Nacional Republicana (GNR) publicou uma mensagem, esta sexta-feira, onde recorda que "faz, hoje, 21 anos que o 2.º Contingente do Subagrupamento ALFA no Iraque foi emboscado durante uma operação".
Através do Facebook, os militares vincam que, "há 21 anos, sofremos uma emboscada no Iraque durante uma operação", acrescentando que, "desta reação muito violenta e ostensiva do adversário, que utilizou armas ligeiras, pesadas e morteiros, resultaram dois feridos graves e um ligeiro da nossa Secção de Operações Especiais, além de quatro feridos graves dos Paraquedistas Italianos Arma dei Carabinieri".
Hoje, e mais de duas décadas depois, a GNR recorda o "Subagrupamento ALFA no Iraque, em respeito e consideração por todos os que tiveram coragem de integrar esta operação de manutenção de paz".
Ainda através da mesma rede social, os militares salientam que "esta missão constituiu um dever nacional, no âmbito dos compromissos internacionais assumidos e da solidariedade com o povo iraquiano".
A GNR expressa ainda o "profundo reconhecimento e admiração por todo o esforço e dedicação destes militares projetados para o Iraque", frisando que "a coragem e determinação demonstradas nesta situação de risco extremo são inspiradoras na história da nossa Guarda".
"Estes militares cumpriram o seu dever com bravura, representando com dignidade e profissionalismo a humildade do Soldado da Lei", é também afirmado.
Veja a publicação:
Leia Também: GNR constitui arguido homem e apreende armas e munições em Grândola