Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

O que está Lisboa a fazer pelos sem-abrigo? Carlos Moedas explica

Entre o aumento de vagas em centros de acolhimento e uma 'ajuda' vinda da Europa, há várias medidas de apoio às pessoas em situação de sem-abrigo que estão a ser tomadas em Lisboa.

O que está Lisboa a fazer pelos sem-abrigo? Carlos Moedas explica
Notícias ao Minuto

20:19 - 11/04/24 por Notícias ao Minuto

País Sem-abrigo

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Carlos Moedas, publicou, esta quinta-feira, um vídeo no qual explica medidas que a autarquia está a realizar para apoiar pessoas em situação de sem-abrigo.

"Aumentámos o número de vagas nos nossos centros de acolhimento de 700 para 1040 e vamos chegar às duas mil vagas, para acolher duas mil pessoas", começou por explicar o autarca no vídeo partilhado na rede social X (antigo Twitter).

Moedas explica ainda que os esforços acontecerão ainda com a "ajuda da Europa", que vai permitir que Lisboa requalifique o maior e mais antigo centro do país, localizado no Beato.

"Lançámos o maior plano de proteção às pessoas em situação de sem-abrigo para os próximos sete anos com 70 milhões de euros", refere ainda.

O presidente da CML fala ainda do programa 'Casa primeiro', e do que tem vindo a acontecer desde aí. Segundo Moedas, com a ajuda do programa já foram conseguidas 400 casas "para serem atribuídas a pessoas em situação de sem-abrigo".

Por último, mas não menos importante, o autarca fala ainda da questão do emprego. "No bairro do Armador abrimos a Unidade Municipal de Emprego e Autonomia", detalhou.

Já esta quinta-feira, dezenas de imigrantes sem-abrigo estão a ser identificados pelas autoridades junto à Igreja dos Anjos, em Lisboa, numa iniciativa lançada hoje pela CML com o envolvimento de várias instituições.

Segundo a autarquia assegura, existem respostas suficientes para acolher os imigrantes nesta situação.  

Leia Também: Câmara de Lisboa garante respostas para imigrantes sem abrigo nos Anjos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório