Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Autoridades alertam para agravamento das condições no mar na Madeira

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional alertaram hoje para o agravamento das condições do vento e estado do mar no arquipélago da Madeira a partir das 12h00 de quarta-feira e durante dois dias.

Autoridades alertam para agravamento das condições no mar na Madeira
Notícias ao Minuto

12:32 - 19/03/24 por Lusa

País Madeira

A informação divulgada refere que a agitação marítima será caracterizada por ondulação de noroeste entre os cinco e os nove metros, com um período médio entre os 11 e 12 segundos.

Quanto ao vento, adianta que pode ser do quadrante norte, na ordem dos 50 quilómetros por hora, podendo as rajadas ir até aos 85 quilómetros por hora.

Face a estas previsões, recomendam à comunidade piscatória e náutica de recreio que estejam no mar para regressarem ao porto de abrigo mais próximo, adotando medidas de precaução.

Acompanhar os avisos emitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e das capitanias sobre acesso aos portos, evitar sair para o mar, o reforço da amarração e vigilância embarcações atracadas e fundeadas, evitar atividades junto à orla costeira, nas praias, falésias e arribas, são outras indicações deixadas pela Marinha e pela Autoridade Marítima.

"Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", lê-se ainda na nota.

O IPMA colocou a costa norte da Madeira e o Porto Santo sob aviso amarelo devido a agitação marítima, o segundo menos grave de uma escala de quatro.

Leia Também: Polícia faz buscas por turistas desaparecidos na ilha da Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório