Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Depressão que afeta Portugal já tem nome. Monica é a culpada do mau tempo

Depressão "está centrada a noroeste da Península Ibérica" e tem associados "sistemas frontais que estão a influenciar o estado do tempo no continente".

Depressão que afeta Portugal já tem nome. Monica é a culpada do mau tempo
Notícias ao Minuto

16:03 - 09/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

A depressão que está a afetar, este fim de semana, o estado do tempo em Portugal continental já ganhou nome: Monica, segundo revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

A nomeação foi dada pela Météo France, o serviço meteorológico francês, este sábado. 

"Nos próximos dias, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma depressão complexa, depressão MONICA, nomeada hoje dia 9, pela METEO FRANCE (Serviço Meteorológico Francês), uma vez que cumpre os critérios para a sua nomeação", lê-se num comunicado divulgado pelo IPMA.

Esta depressão estava "centrada a noroeste da Península Ibérica, em 46N 11W, e tem associados sistemas frontais que estão a influenciar o estado do tempo no continente". A depressão "irá deslocar-se gradualmente para leste e encher, diminuindo progressivamente as condições de instabilidade durante o dia 10". 

Assim, amanhã, "estão previstos aguaceiros, pontualmente de granizo e acompanhados de trovoada, podendo ser por vezes fortes, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência durante o dia".

A queda de neve "ocorrerá acima de 800/1000 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, subindo gradualmente a cota para 1400 metros durante o dia 10, continuando a acumular em vários locais onde já existe neve no solo". 

O vento "soprará moderado, por vezes forte, de noroeste em especial no litoral e nas terras altas, onde as rajadas serão, respetivamente, até 75 km/h e até 90 km/h, enfraquecendo gradualmente a partir da manhã de dia 10".

A agitação marítima "permanecerá forte, em especial na costa ocidental, com ondas entre 5 e 8 metros de altura significativa, podendo até ao início da manhã de dia 10 atingir a altura máxima de 14 metros a sul da foz do rio Douro, e diminuindo para 4 a 5 metros a partir da tarde". 

[Notícia atualizada às 19h16]

Leia Também: Sete distritos mantêm-se em 'vermelho' por agitação marítima até domingo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório