Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Obras nas praias de Caminha atrasam hastear da bandeira azul

Cerca de quinze dias após o início da época balnear a bandeira azul em Moledo, Forte do Cão e Foz do Minho, em Caminha, são hoje hasteadas depois de concluídas as obras de recuperação dos estragos do inverno passado.

Obras nas praias de Caminha atrasam hastear da bandeira azul
Notícias ao Minuto

12:42 - 28/06/14 por Lusa

País Estragos

A primeira bandeira é hasteada na Praia do Forte do Cão, em Âncora às 10:00. Além do galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) será ainda hasteada a bandeira de Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus à qualidade das águas.

Em praia de Vila Praia de Âncora, que não tem bandeira azul, será hasteada às 10.45 horas a bandeira de Praia Acessível.

Em Moledo, a cerimónia ocorre às 11.30 horas. Esta praia vai ostentar as Bandeiras Azul da Europa e a Qualidade de Ouro.

O périplo termina na Foz do Minho cerca das 12:15 para hasteadas outras três bandeiras, a azul da Europa, a de praia Acessível e de Qualidade de Ouro.

Esta semana ficaram concluídas as intervenções realizadas na praia de Moledo, onde foi reabilitado o paredão, e em Vila Praia de Âncora, onde as obras devolveram o rio Âncora à sua foz, após a destruição do inverno passado.

O investimento nas duas empreitadas rondou um milhão de euros. Iniciada a 16 de maio, a empreitada de recolocação das pedras do paredão da praia de Moledo, com 70 anos, arrancadas em março último, terminou há mais de duas semanas.

A intervenção inclui ainda a recomposição, mais a norte, do cordão dunar, mas sem interferência na época balnear.

Definidas como urgentes desde 2011, estas obras estão orçadas em cerca de 378 mil euros e são financiadas em 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT). O montante restante (15%) é assegurado pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (FPRH).

Em Vila Praia de Âncora, a primeira fase dos trabalhos de devolução do rio Âncora à sua foz natural também está concluída.

Esta empreitada, orçada em cerca de 23 mil euros, ainda provisória tendo em conta que os trabalhos de fundo só arrancam em setembro, incluiu a estabilização das margens do rio e a abertura de duas valas naturais em simultâneo.

A obra definitiva de recomposição da duna, com cerca de sete metros de altura e alvo de uma candidatura a uma nova linha de financiamento comunitário ao abrigo do Programa Operacional de Valorização do Território (POVT), vai custar mais de 900 mil euros.

Já no concelho de Viana do Castelo as oito bandeiras azuis atribuídas ao concelho, as mesmas que em 2013, vão ser hasteadas na segunda-feira.

A cerimónia oficial realiza-se na praia Norte às 10:30. Além desta, também as praias de Afife, Arda (Mariana), Paçô, Carreço, Cabedelo, Amorosa e Castelo de Neiva vão ostentar o galardão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório