Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Marcelo envia condolências a presidente eslovena perante inundações

O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências e solidariedade à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, numa altura em que o país é assolado por inundações que já fizeram pelo menos seis mortes.

Marcelo envia condolências a presidente eslovena perante inundações
Notícias ao Minuto

14:05 - 08/08/23 por Lusa

País Eslovénia

Lisboa, 08 ago 2023 (Lusa) - O Presidente da República enviou hoje uma mensagem de condolências e solidariedade à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, numa altura em que o país é assolado por inundações que já fizeram pelo menos seis mortes.

"O Presidente da República enviou à sua homóloga eslovena, Natasa Pirc Musar, uma mensagem de condolências e solidariedade pelas trágicas consequências provocadas pelas cheias que assolaram a Eslovénia nos últimos dias", lê-se numa mensagem divulgada na página oficial da presidência da República.

Na segunda-feira, as autoridades eslovenas anunciaram que o número de mortos provocados pelas piores inundações de que há memória na Eslovénia desde a independência do país (1991) subiu para seis.

As inundações, provocadas por chuvas intensas e permanentes desde a noite de quinta-feira passada, afetaram dois terços dos 20.273 quilómetros quadrados do território esloveno e causaram prejuízos superiores a 500 milhões de euros.

Embora a situação meteorológica tenha melhorado, o alerta mantém-se elevado devido aos inúmeros riscos que ainda ameaçam as populações, uma vez que os elevados níveis de precipitação deixaram muitos terrenos e infraestruturas instáveis.

Grandes deslizamentos de terra, pontes destruídas e inúmeras estradas e ferrovias fechadas e intransitáveis são os maiores desafios enfrentados por centenas de bombeiros e voluntários destacados no terreno.

Milhares de cidadãos foram retirados ou ficaram sem eletricidade, telefone e água potável, existindo também relatos de muitas pessoas desalojadas.

Ao abrigo do chamado Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), a Eslovénia solicitou 30 escavadoras entre 7,5 e 17,5 toneladas e 30 veículos especiais para regular os cursos de água, bem como o envio de equipas de engenharia para todo este equipamento. O Governo esloveno pediu também à UE 20 pontes pré-fabricadas de até 40 metros cada uma.

O país também pediu ajuda à NATO, tendo solicitado cinco helicópteros militares pesados com capacidade de carga de pelo menos cinco toneladas para transporte, além de 200 militares para realizar tarefas de proteção, resgate e socorro.

Leia Também: Sobe para seis número de mortos em inundações na Eslovénia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório