O Dia Mundial da Segurança Alimentar assinala-se a 7 de junho, esta quarta-feira, e várias ações da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) estão a decorrer pelo país, nomeadamente, no Porto.
Foi de lá que, em declarações à SIC Notícias, a inspetora-chefe Jacinta Ladeira explicou que estas ações passam verificação do cumprimento de requisitos levais que os estabelecimento tem de exigir – no caso, uma pastelaria. “Vão desde as condições de higiene, o licenciamento, a rastreabilidade dos produto, verificar se água é adequada para consumo humano, se os trabalhadores têm asseguradas as condições de higiene”, enumerou, entre outros requisitos legais.
No estabelecimento do Porto, a mesma responsável fez ainda um balanço sobre a atuação da ASAE. “Desde 2021 até ao início de junho já fiscalizámos mais de 44 mil operadores económicos apenas na área da segurança alimentar. Portanto, desde a produção, armazenagem, transporte, distribuição, até colocação do produto em oferta ao consumidor”, detalhou, acrescentando que neste âmbito foram instaurados mais de 7.700 proicessos instaurados – “quer em matéria contraordenacional, quer criminal”.
“Há muita inspeção desenvolvida nesta aérea da segurança alimentar”, rematou.
Leia Também: ASAE detém 7 pessoas por especulação na Final da Taça. Dois são menores