A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu mais de 4.800 litros de vinho e de gin adulterado com ácido cítrico, no âmbito de uma operação de fiscalização levada a cabo pela Brigada Especializada de Vinhos e Produtos Vitivinícolas da Unidade Regional do Centro, nos concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Anadia.
A ação, que foi direcionada à produção e comercialização de produtos vitivinícolas, culminou com a apreensão de um total de 3.503 litros de produtos vitivinícolas, nomeadamente 1.107 litros de vinho branco, 1.339 litros de vinho tinto e 1.057 litros de vinho rosé, uma vez que a “rotulagem omitia indicações obrigatórias, incluindo ainda menções não permitidas, e que se encontravam engarrafados e rotulados para serem introduzidos no mercado”, detalhou a ASAE, num comunicado enviado esta segunda-feira às redações.
A missiva deu ainda conta de que foram também “apreendidos 81 mil rótulos para utilização, tendo sido instaurado o respetivo processo de contraordenação”.
Num outro operador económico, o organismo instaurou um processo-crime pela adição de ácido cítrico a gin, do qual apreendeu 1.330 litros.
A referência ao ácido cítrico, que não é permitido por lei, contava ainda na rotulagem do produto, tendo sido confirmada numa análise laboratorial efetuada no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE.
“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”, assegurou o organismo.
Leia Também: "Higiene e segurança". ASAE apreende mais de 205 kg de enchidos