Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Sena Martins nega "categoricamente" denúncias de assédio sexual no CES

O investigador é um dos visados do artigo em que foram denunciadas situações de assédio no centro de investigação em Coimbra.

Sena Martins nega "categoricamente" denúncias de assédio sexual no CES
Notícias ao Minuto

12:08 - 12/04/23 por Notícias ao Minuto

País Assédio sexual

O investigador Bruno Sena Martins defendeu-se esta quarta-feira das denúncias feitas contra si num artigo sobre assédio sexual no Centro de Estudos Sociais (CES), um órgão de investigação ligado à Universidade de Coimbra, negando "categoricamente" as acusações de que é alvo.

Em resposta à SIC, Sena Martins, que foi vice-presidente do conselho científico do CES entre 2017 e 2019, disse que as denúncias contra si, por parte de três ex-investigadoras do centro, são "insinuações grosseiras".

O investigador e docente de doutoramento garantiu ainda à emissora que vai procurar responder na justiça às denúncias.

Bruno Sena Martins é um dos visados das denúncias feitas por Lieselotte Viaene, Catarina Laranjeiro e Miye Nadya, três antigas investigadoras no CES que escreveram sobre situações de assédio sexual e encobrimento de denúncias na instituição, num artigo intitulado 'The walls spoke when no one else would' (do inglês 'As paredes falaram quando mais ninguém o fez').

O texto é um capítulo de um livro sobre assédio sexual na academia e foi publicado na Routledge, uma das mais importantes editoras académicas na área das Ciências Sociais.

Apesar do rosto mais famoso das acusações ser o de Boaventura Sousa Santos, sociólogo e professor catedrático que está no CES desde a sua fundação, é sobre Sena Martins que surgem as acusações mais graves, com as três mulheres a afirmarem que terá convidado alunos para jantares em sua casa, nos quais tinha conversas desagradáveis, e que perseguiu uma das investigadoras.

Sena Martins e Sousa Santos não foram identificados pelo seu nome, mas antes pelas alcunhas de 'Professor Estrela' e o 'Aprendiz', respetivamente. Os seus currículos descrições correspondem aos dos investigadores e, ao Diário de Notícias, Sousa Santos e Sena Martins reconheceram a descrição feita pelas mulheres.

Também Boaventura Sousa Santos negou quaisquer situações de assédio, queixando-se estar a ser vítima de "cancelamento".

Leia Também: Comissão investiga denúncias de assédio na academia de Coimbra

Recomendados para si

;
Campo obrigatório