Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Alunos de Montalegre regressam mais cedo a casa por causa da neve

Cerca de 600 alunos da escola Bento da Cruz e do centro escolar na vila de Montalegre regressaram hoje mais cedo a casa por precaução devido à neve, disse fonte da autarquia.

Alunos de Montalegre regressam mais cedo a casa por causa da neve
Notícias ao Minuto

17:40 - 17/01/23 por Lusa

País Mau tempo

A queda de neve intensificou-se esta tarde no concelho do Norte do distrito de Vila Real pelo que, segundo referiu à agência Lusa a presidente da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, foi dada a indicação de encerramento da escola Bento da Cruz e do centro escolar, localizados na sede do município.

"Os alunos já estão a ser transportados para casa", apontou a autarca.

Fátima Fernandes disse que o 'staff' todo, desde a Proteção Civil Municipal, aos bombeiros de Montalegre e aos funcionários do município, já está a "proceder à limpeza das vias" e ao espalhamento de sal-gema nas estradas.

Referiu ainda que, na quarta-feira de manhã, "os operacionais vão verificar o estado das vias" e se, "houver muita neve, será dada a indicação para o encerramento das escolas".

A autarca frisou que haverá uma "atenção redobrada" com vista à manutenção das estradas transitáveis.

Segundo referiu, durante a tarde de hoje a Escola do Baixo Barroso, na zona Sul do concelho, manteve-se aberta porque as estradas "estão transitáveis".

A presidente disse que "neva com alguma intensidade" no concelho e que, mesmo no centro da vila, "já há alguma acumulação de neve" nas estradas.

"As serras à volta estão completamente brancas e é um cenário idílico", descreveu.

A neve e as paisagens pintadas de branco são uma das atrações deste concelho do distrito de Vila Real.

Neste distrito há ainda registo de queda de neve nas zonas mais altas de Boticas e, por precaução, os alunos da freguesia de Alturas do Barroso regressaram mais cedo a casa esta tarde.

Portugal continental está desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para o distrito de Vila Real foi emitido um aviso amarelo devido à queda de neve entre hoje e as 15:00 de quarta-feira.

Leia Também: Queda de neve? Estradas do maciço central da serra da Estrela fechadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório