Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Lisboa aprova mais de 1,3 milhões de euros para apoiar sem-abrigo

A autarquia aprovou ainda mais um pacote de ajuda para 60 refugiados ou pessoas que precisem de proteção internacional.

Lisboa aprova mais de 1,3 milhões de euros para apoiar sem-abrigo
Notícias ao Minuto

19:35 - 15/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Sem-abrigo

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou um pacote de medidas de apoio financeiro para pessoas em situação de sem-abrigo num valor superior a 1,3 milhões de euros. 

A notícia foi divulgada pela autarquia, num comunicado enviado às redações, acrescentando este valor aos sete milhões de euros já atribuídos este ano pela CML para a proteção e cuidados destas pessoas.

Em comunicado, a CM Lisboa anunciou também a aprovação de um "apoio no valor de 190.219,02€, associado ao projeto de acompanhamento e integração em simultâneo de 60 refugiados e/ou requerentes de proteção internacional, em habitação autónoma temporária, tal como previsto no Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados (PMAR Lx)".

A vereadora com o pelouro dos Direitos Humanos e Sociais, Sofia Athayde, salientou que este pacote "será ainda complementado por outros apoios que visam ajudar as entidades da sociedade civil no terreno a continuar o meritório trabalho que desenvolvem na cidade, em particular numa área crucial do ponto de vista dos cuidados aos cidadãos mais carenciados e sem teto". 

Recorde-se que, esta quarta-feira, a autarquia ativou um plano de contingência para pessoas em situação de sem-abrigo que solicitem acolhimento de emergência devido ao mau tempo.

A Câmara lisboeta, presidida pelo social-democrata Carlos Moedas, indica que, na terça-feira, várias pessoas foram já alojadas no Centro de Acolhimento e Emergência Municipal de Santa Bárbara, no Centro de Alojamento temporário de Xabregas e no Centro de Alojamento temporário do Beato.

Além disso, os utentes tiveram acesso a refeições quentes, higiene e cuidados de saúde.

O município refere ainda que, "além do trabalho diário desenvolvido, as equipas de apoio continuam na rua, disponíveis para reencaminhar quem assim o desejar para os centros de acolhimento de emergência".

Leia Também: Lisboa ativa plano de contingência para acolhimento de sem-abrigo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório