Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Comité Central do PCP reúne-se 5.ª-feira para discutir situação política

O Comité Central do PCP reúne-se na quinta-feira, pela terceira vez em menos de um mês, e as conclusões serão apresentadas no mesmo dia.

Comité Central do PCP reúne-se 5.ª-feira para discutir situação política
Notícias ao Minuto

18:07 - 06/12/22 por Lusa

Política PCP

Fonte do partido disse hoje à Lusa que a direção comunista vai reunir-se para uma análise da situação política e, como é habitual, as conclusões vão ser apresentadas na sede do partido, em Lisboa.

É a terceira reunião do Comité Central em menos de um mês.

No dia 05 de novembro os dirigentes comunistas reuniram-se por causa da renúncia de Jerónimo de Sousa ao cargo de secretário-geral do PCP, na sequência de uma avaliação que o próprio fez da sua saúde e que considerou ser incompatível com as funções que desempenhava há quase 18 anos.

Nessa mesma reunião ficou decidido que Paulo Raimundo, de 46 anos, era o nome proposto para substituir Jerónimo de Sousa como secretário-geral. Paulo Raimundo era um de cinco dirigentes do partido que faz parte dos três principais órgãos da direção: Comité Central, Comissão Política e Secretariado.

Na reunião de dia 05 Jerónimo de Sousa anunciou também que iria deixar de ser deputado à Assembleia da República (era o último deputado que também tinha sido deputado à Assembleia Constituinte) e que permaneceria apenas como membro do Comité Central, renunciando aos outros dois órgãos da direção do PCP.

Uma semana mais tarde, em 12 de novembro, no final dos trabalhos do primeiro dia da Conferência Nacional do PCP, o Comité Central fez uma nova reunião para votar e confirmar a eleição de Paulo Raimundo como novo secretário-geral do PCP.

Paulo Raimundo foi eleito por unanimidade.

Leia Também: PCP exige mais médicos para hospital de Setúbal e investimento no SNS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório