Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Fim de semana com ligeira subida da temperatura e poucas nuvens

O outono já começou, mas o guarda-chuva pode continuar guardado para já.

Fim de semana com ligeira subida da temperatura e poucas nuvens
Notícias ao Minuto

08:26 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

A chuva de quinta-feira ainda chegou a ameaçar alguns planos para o fim de semana, mas o início do outono vai continuar a ser de bom tempo no continente, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever uma pequena subida de temperatura e céu pouco nublado para todo o território nacional. Nos arquipélagos, a previsão é um pouco mais pessimista, prevendo-se alguma chuva para Açores e Madeira.

Segundo o site do IPMA, consultado esta sexta-feira, o resumo para a meteorologia em todo o continente para sábado, dia 1 de outubro, é de "céu pouco nublado, apresentando temporariamente nebulosidade alta" e "vento em geral fraco do quadrante leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas da região Sul a partir do final da tarde, sendo temporariamente moderado (até 30 km/h) de noroeste no litoral oeste durante a tarde".

Prevê-se ainda uma "pequena subida de temperatura, em especial da máxima".

Na zona da Grande Lisboa, a situação prevista é semelhante à nacional, especificando-se apenas que o vento soprará "temporariamente moderado (até 30 km/h) durante a tarde em especial junto ao Cabo Raso". Para a cidade de Lisboa, está prevista uma temperatura máxima de 27 graus, e uma mínima de 12, com 0% de probabilidade de ocorrência de precipitação.

Já no Grande Porto, a previsão é em tudo igual à do país, com temperaturas mínimas e máximas mais baixas - 10ºC de mínima e 22ºC de máxima.

No arquipélago dos Açores, o IPMA espera céu muito nublado em todos os grupos e "períodos de chuva e aguaceiros", em alturas do dia diferentes de grupo para grupo (no Ocidental, prevê-se chuva de manhã; no grupo Central, mais "para o fim do dia"; e no grupo Oriental, a chuva deve registar-se de tarde). Na Madeira, situação semelhante, com "céu geralmente muito nublado" e "períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas vertentes norte e terras altas".

No domingo, dia 2 de outubro, a temperatura volte a aumentar ligeiramente e as nuvens devem dissipar um pouco, com a previsão geral para o continente a ser de "céu pouco nublado ou limpo" e "vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado a forte (até 40 km/h) nas terras altas da região Sul, e sendo temporariamente moderado (até 30 km/h) do noroeste no litoral oeste durante a tarde".

A cidade de Lisboa vai mesmo ultrapassar os 31 graus de temperatura máxima, com a temperatura mínima a subir ligeiramente para os 15 graus; já no Porto, prevê-se um dia agradável, com 25 graus de máxima e 11 graus de mínima.

Na região autónoma dos Açores, o IPMA aguarda que as condições climatéricas deverão manter-se semelhantes, com "céu muito nublado com abertas" nos grupos Ocidental e Oriental, mas para o grupo Central estão previstos "períodos de chuva" e "condições favoráveis à ocorrência de trovoada". Já no arquipélago da Madeira, a curta previsão disponível esta sexta-feira é de "céu geralmente pouco nublado" e "vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) predominando de leste/nordeste".

Leia Também: A 1.ª chuva deste outono deve chegar 5.ª feira (e em quase todo o país)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório