As altas temperaturas regressaram ao continente esta terça-feira com máximas a chegarem aos 39º Celsius nos distritos de Évora e Beja e de 37ºC nos de Santarém e Castelo Branco.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, para Portalegre estão previstas máximas de 36ºC, 35ºC para Braga e Vila Real, 34ºC para Bragança, Viseu, Lisboa e Setúbal, 32ºC para Guarda, Coimbra e Faro e 31ºC para Leiria. Apenas os distritos do Porto e de Aveiro apresentam temperaturas máximas abaixo dos 30ºC, com 29ºC e 26ºC, respetivamente.
Devido a esta previsão, o IPMA colocou dez distritos (Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre ) sob aviso amarelo entre as 9h00 desta terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.
O Instituto considera ainda que há vinte concelhos de seis distritos em risco máximo de incêndio no continente. O perigo de incêndio rural vai começar a aumentar a partir desta terça-feira devido ao aumento das temperaturas previsto e vai manter-se elevado pelo menos até ao fim de semana em alguns distritos.
O IPMA prevê ainda um céu geralmente limpo, mas com um apontamento de vento intenso (até 40km/h), especialmente em terras altas das regiões Norte e Centro do país até meio da manhã. A Grande Lisboa deve ser mais afetada pelo vento intenso do que o Grande Porto, que para onde é prevista uma intensidade do vento entre os 20 e os 30km/h.
Nas regiões autónomas o cenário muda. Em ambos os arquipélagos está previsto céu nublado, com previsão de aguaceiros nas ilhas açorianas. Os termómetros no Funchal devem atingir no máximo os 27ºC, 25ºC no Porto Santo e em Ponta Delgada devem alcançar os 24ºC.
Leia Também: Sol volta a brilhar e temperatura aumenta. Vêm aí dias quentes (e avisos)