Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

MP investiga caso de idosa coberta de formigas e pede autópsia ao corpo

Caso aconteceu na Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé.

MP investiga caso de idosa coberta de formigas e pede autópsia ao corpo
Notícias ao Minuto

10:27 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Maus-tratos

O caso de uma idosa filmada coberta de formigas no lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime, em Loulé, está a ser investigado.

De acordo com a SIC Notícias, já está em curso um inquérito no Ministério Público (MP) que visa apurar responsabilidades deste grave caso de negligência, que a instituição sublinhou, ao canal de televisão, tratar-se de uma "situação pontual".

Confrontada com as imagens, a administração da instituição assumiu que se trata de um caso de "negligência grave" por parte de uma funcionária, mas que foi "prontamente resolvido". A idosa terá sido "de imediato higienizada e tratada".

Já sobre a presença das formigas, a SCM de Boliqueime justificou a entrada dos insetos com a proximidade dos quartos ao jardim.

Quanto ao estado debilitado da utente, que apresentava uma ferida aberta numa das pernas, a administração do lar garantiu à SIC Notícias que esta já vinha de um internamento no hospital.

Ainda segundo o mesmo canal de televisão, foi também feita uma queixa à Segurança Social que a 7 de setembro veio até ao lar com elementos da Saúde Pública para aferir as condições dos cerca de 60 utentes que estão nesta instituição. Durante esta visita não terá sido encontrado nada que levasse ao encerramento da instituição.

Sabe-se agora que a idosa em questão, que teria 86 anos, acabou por morrer cerca de um mês depois do incidente das formigas, filmado em junho.

MP determina realização de autópsia

Entretanto, fonte do MP confirmou à Lusa a investigação e adiantou que vai pedir a realização de uma autópsia no âmbito do inquérito instaurado.

"O Ministério Público está a investigar os factos em apreço, tendo determinado a realização de autópsia médico-legal no âmbito de inquérito oportunamente instaurado", revelou a Procuradoria-Geral da República à agência de notícias.

[Notícia atualizada às 13h29]

Leia Também: Idosa filmada com formigas pelo corpo em lar de Loulé. Acabou por morrer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório