Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Idosa filmada com formigas pelo corpo em lar de Loulé. Acabou por morrer

Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime admite "negligência grave" e que a utente não teve o "cuidado adequado" por parte de um ou mais funcionários. A idosa acabou por morrer um mês depois do incidente.

Idosa filmada com formigas pelo corpo em lar de Loulé. Acabou por morrer

Uma utente acamada do lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM) de Boliqueime, em Loulé, foi filmada com dezenas de formigas a percorrem várias zonas do corpo, como a cara, o pescoço, a barriga e as pernas.

No vídeo, que o Notícias ao Minuto opta por não incluir devido ao teor chocante do mesmo, é possível ver ainda que a idosa tem uma ferida aberta numa das pernas.

As imagens terão sido filmadas no interior do lar e divulgadas no Facebook. De acordo com o internauta que as publicou, "o filho realizou diversas queixas de maus-tratos na entidade e não teve nenhuma providência".

De acordo com o Correio da Manhã, o incidente terá sido filmado em junho e a idosa, de 86 anos de idade, acabou por morrer um mês depois.

Num comunicado partilhado na página de Facebook da instituição, a administração da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime admite que o vídeo "documenta uma negligência grave no tratamento e cuidado de uma pessoa alegadamente confiada aos cuidados" do lar em questão.

A mesma nota esclarece que a administração desta SCM teve conhecimento, na semana passada, "que algum ou alguns do(s) seu(s) trabalhador(es) não garantiu o cuidado adequado a uma utente".

Perante isto, a SCM de Boliqueime instaurou um inquérito de natureza disciplinar para apurar quem é (ou são) o responsável por esta situação "inadmissível" e garante que será "implacável na punição".

Paralelamente, a administração apresentou queixa-crime contra "a autora" que publicou o vídeo nas redes sociais, justificando esta ação com as "acusações infundadas" que a mesma fez contra a instituição, e promete recorrer a "todos os meios legais" para repor a "imagem e bom nome da Santa Casa de Boliqueime que se orgulha da forma como acolhe e cuida dos nossos mais velhos com espírito de serviço e missão à comunidade".

Leia Também: Dona de lar multada por cremar corpo sem família saber. Paga 540 euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório