Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Bastonário vinca importância de médicos passarem receitas à mão

Miguel Guimarães interpela o Governo para alargar "para lá de 30 de junho a portaria que permite aos médicos inadaptados informaticamente passarem receitas manualmente".

Bastonário vinca importância de médicos passarem receitas à mão
Notícias ao Minuto

11:37 - 08/06/22 por Notícias ao Minuto

País Médicos

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, reiterou a importância de os médicos continuarem a poder passar receitas à mão e "voltou a interpelar o Ministério da Saúde para que alargue para lá de 30 de junho a portaria que permite aos médicos inadaptados informaticamente passarem receitas manualmente". 

Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, a Ordem dos Médicos (OM) revela que, nos últimos dias, lhe "têm chegado vários apelos de médicos que estão preocupados com o fim da prescrição de receitas por via manual"

A "iliteracia informática" leva a que os médicos com mais idade "continuem a optar pelas receitas escritas à mão, sendo essa a única forma que têm de dar consultas e assistir os doentes", é acrescentado, chamado ainda a atenção de que tal ocorre "frequentemente" em zonas do país mais isoladas, "onde há escassez de acesso a cuidados de saúde".

Na mesma nota, a OM afirma que tem efetuado ações com o objetivo de formar os médicos em causa mas, ainda assim, "persiste, por parte de um número residual de médicos, uma inadaptação informática que é bastante difícil de ultrapassar". 

"Quem não está no terreno e quem não vê doentes não faz ideia das realidades vividas, sobretudo nas regiões mais carenciadas", vinca Miguel Guimarães, citado no documento.

Além da questão da "inaptidão informática", é ainda considerado que "a possibilidade da prescrição manual continua a ser essencial perante a inoperabilidade dos sistemas".

Leia Também: Autarca de Odivelas "contra" valorização de médicos. Ordem reage

Recomendados para si

;
Campo obrigatório