Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Autarca de Odivelas "contra" valorização de médicos. Ordem reage

O autarca da Câmara Municipal de Odivelas afirmou que "o problema está na formação" dos médicos.

Autarca de Odivelas "contra" valorização de médicos. Ordem reage
Notícias ao Minuto

23:32 - 26/05/22 por Beatriz Maio

País Médicos

O presidente da Câmara de Odivelas, Hugo Martins, afirmou-se contra o aumento da valorização da carreira médica, justificando-o com o facto de, caso a administração pública valorize, "vai o privado e dobra o valor".

"No dia em que na administração pública o valorizarmos, vai o privado e dobra o valor e o problema continua na mesma", afirmou o autarca, numa iniciativa, argumentando que "não se resolve por aí porque mesmo que haja mais inventivos na administração pública - a seguir o setor privado que fica, porque os médicos recorriam para o setor público - criavam mais incentivos, pagavam mais".

Hugo Martins esclareceu ainda que, a seu ver, "o problema está na formação", visto que existem outras profissões - como as que exemplifica, nomeadamente juristas, professores, arqueólogos e artistas - com falta de emprego, "mas médicos não podemos ter". 

A Ordem dos Médicos reagiu, em comunicado, à opinião do autarca, tendo repudiado publicamente as suas declarações. "Se Hugo Martins disse que a Ordem dos Médicos defende a qualidade da medicina e defende todos os doentes, estaria certo. Se Hugo Martins disse que os médicos são a profissão com maior responsabilidade técnica, social e ética, porque salvam vidas, estaria certo".

E acrescentou: "Se Hugo Martins disse que a Ordem dos Médicos nunca permitirá que a qualidade da formação dos médicos seja posta em causa por políticos que nunca viram um doente na vida, nem fazem ideia do que isso é e do que tal acarreta, também estaria certo".

Posto isto, Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), comentou, citado na mesma nota, que "a falta de respeito pelos médicos e a postura de Hugo Martins é inqualificável e merece repudio total dos médicos portugueses".

O bastonário defendeu ainda que é "inacreditável que pessoas com cargos públicos demonstrem tamanha falta de conhecimento sobre os temas que abordam, mostrando arrogância e provando que muitos dos problemas do país são provocados pela falta de qualidade de quem gere bens públicos".

O deputado e médico Ricardo Batista Leite partilhou o vídeo nas redes sociais em que é possível assistir à posição do autarca de Odivelas e comentou: "Já lá vai o tempo em que chamavam os médicos de heróis".

Na sua publicação escreveu ainda: "Vem agora o presidente da Câmara Municipal de Odivelas (PS) dizer que NÃO se deve valorizar a carreira médica e que a solução para a falta de profissionais do SNS passa por se incentivar o desemprego médico".

Leia Também: Ordem repudia declarações de autarca sobre valorização da carreira médica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório