Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 21º

EUA 'recuam' 1.ª mamografia para os 40 anos. E em Portugal?

A Direção-Geral da Saúde explica na sua página em que condições devem ser feitos os rastreios do cancro da mama, assim como de outros cancros.

EUA 'recuam' 1.ª mamografia para os 40 anos. E em Portugal?
Notícias ao Minuto

22:14 - 02/05/24 por Notícias ao Minuto

País Cancro da mama

Uma nova recomendação do Preventive Services Task Force apontou, esta semana, que a primeira mamografia com vista à prevenção do cancro da mama deverá ser feita aos 40 anos, dez anos mais cedo do que estava anteriormente estabelecido.

Já esta quinta-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou um alerta nas redes sociais em relação a este cancro.

"Em Portugal morrem 5 mulheres por dia por Cancro da Mama", começam por escrever os responsáveis numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).

Na mesa publicação, a DGS recorda ao público as recomendações atuais por cá, apontando que "a prevenção é fundamental".

Na sua página, a DGS mantém as recomendações que tinha até então. "No caso do cancro de mama, o consenso inclui a realização de mamografia a cada dois anos, dos 50 até aos 69 anos de idade", lê-se.

Na mesma página, a autoridade de saúde fala também de rastreios a outros cancros, como o colorrectal ou de colo do útero. No primeiro caso, o rastreio "inclui o teste de pesquisa de sangue oculto nas fezes dos 50 aos 74 anos de idade". Já no segundo,  "o rastreio compreende o teste de citologia cervical (papanicolau) em mulheres entre os 20 e os 30 anos e até aos 60 anos de idade".

"Estes rastreios têm demonstrado a redução de mortalidade aproximadamente nos 30% no cancro da mama, 20% no cancro colorretal e 80% no colo do útero", alerta ainda a DGS.

Leia Também: Primeira mamografia deve ser feita mais cedo, recomendam especialistas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório