Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

PS questiona Governo sobre compensação a agricultores da Graciosa

Ponta Delgada, Açores, 18 mai 2022 (Lusa) - O PS/Açores questionou hoje o Governo Regional sobre a atribuição de apoios para compensar os agricultores da Graciosa que, "em alguns casos", ficaram "prejudicados em milhares de euros" devido ao mau tempo da "madrugada de 16 de maio".

PS questiona Governo sobre compensação a agricultores da Graciosa
Notícias ao Minuto

13:29 - 18/05/22 por Lusa

País Mau tempo

O pedido de esclarecimento surge num requerimento enviado pelos deputados socialistas no parlamento dos Açores, eleitos pela Graciosa, José Ávila e Manuel José Ramos.

Segundo o deputado José Ávila, só "em plásticos, sementes e rega, excluindo os custos de mão de obra, o maior produtor de meloa da Graciosa perdeu cerca de 40 mil euros", após "a destruição de seis hectares de plantação".

Além disso, de acordo com o PS, foram também registados "danos em culturas de batata, vinha e em infraestruturas de apoio à ordenha", devido ao mau tempo.

Os deputados socialistas açorianos consideram que é "urgente" promover "um levantamento desses prejuízos" e "determinar um conjunto de ajudas públicas aos lesados".

"Sem esse apoio não será possível recuperar algumas produções ainda no corrente ano", defendem os deputados, citados numa nota de imprensa.

Os deputados do PS/Açores defendem que "é importante saber, desde já" que medidas o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, tem previstas para apoiar os agricultores graciosenses e qual o prazo que estima para tomar uma decisão sobre este assunto.

De acordo com José Ávila, "estes produtores ficaram prejudicados, em alguns casos em milhares de euros, e precisam dessa ajuda no imediato".

Os socialistas querem também saber se "existem agricultores de outras ilhas que tenham sofrido o mesmo tipo de prejuízos" e, se sim, "quais e que medidas prevê o Governo Regional para os apoiar".

Numa nota publicada na página de internet do Governo Regional, o Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, António Ventura, anunciou que o executivo açoriano está a fazer um levantamento dos prejuízos provocados pelo mau tempo que assolou o arquipélago.

Segundo a nota, este levantamento "será alargado a todas a ilhas" que foram igualmente afetadas pelo mau tempo, embora com menor intensidade.

"Constitui sempre motivo de preocupação para o Governo dos Açores o rendimento dos agricultores em todas as áreas, mas particularmente a área da diversificação agrícola, pois intempéries deste tipo colocam em causa em muitos casos a totalidade da colheita", lê-se.

O titular da pasta da Agricultura e do Desenvolvimento Rural aconselha todos os produtores que tenham sido afetados por esta situação a contactarem os serviços de ilha da Secretaria Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural para ser feita uma avaliação técnica de cada situação.

Leia Também: DRAP Norte divulga relatório mensal sobre estado das culturas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório