Meteorologia

  • 05 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

DRAP Norte divulga relatório mensal sobre estado das culturas

A Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Norte vai passar a divulgar aos agricultores o relatório mensal que junta informação sobre o estado das culturas e a previsão de colheitas neste território, foi hoje anunciado.

DRAP Norte divulga relatório mensal sobre estado das culturas
Notícias ao Minuto

18:45 - 17/05/22 por Lusa

Economia Agricultores

O relatório sobre o Estado das Culturas e Previsão das Colheitas (ECPC) é um projeto mensal da DRAP Norte, supervisionado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que está disponível no portal https://drapnsiapd.utad.pt/sia e passa, a partir de hoje, a ser divulgado junto dos agricultores.

"Atendendo à natureza da recolha de dados, o sentido de oportunidade é um fator crítico de sucesso no que diz respeito à divulgação da informação", refere o documento.

Efetivamente, acrescenta, "a necessidade de serem tomadas decisões de cariz político e económico de curto prazo, sobretudo pelas especificidades do setor agrícola, não se coaduna com o tempo de espera por dados obtidos por inquérito ou de dados administrativos obtidos em organismos de intervenção e coordenação económica em áreas definidas".

"Esta necessidade tem sido particularmente sentida nos últimos anos e com tendência a intensificar-se, em resultado dos efeitos resultantes das alterações climáticas. Os períodos de seca prolongada e de acontecimentos meteorológicos extremos, cada vez mais frequentes, exigem uma constante monitorização do ECPC", salienta ainda.

No relatório hoje divulgado refere-se que a "precipitação ocorrida em abril proporcionou a recuperação das culturas arvenses e dos prados e pastagens", contudo, "o volume global de precipitação continua a situar-se abaixo do valor normal para a época do ano, o que tem mantido um volume de armazenamento das águas nas albufeiras e aquíferos anormalmente baixo".

No território Entre Douro e Minho, houve uma boa emergência dos cereais praganosos e as searas estão limpas de infestantes, sendo que as condições climatéricas têm favorecido o desenvolvimento vegetativo.

Segundo o documento, em algumas searas de Trás-os-Montes, ainda se observa um certo atraso, que poderá comprometer a sua produtividade.

"As culturas permanentes encontram-se em fases diferenciadas, evidenciando na generalidade um bom aspeto, sendo, contudo, prematuro declarar qualquer previsão de colheita. O aumento vertiginoso dos custos de produção, particularmente dos fertilizantes, combustíveis e alimentos compostos comerciais, constitui uma séria ameaça à sustentabilidade das explorações agrícolas", é ainda apontado.

Mensalmente, a DRAP Norte produz este relatório que remete para o INE, o qual, por sua vez, procede à agregação e tratamento da informação de todas as DRAP, bem como de informação administrativa que se encontre disponível à data, e integra-a no Boletim Mensal de Agricultura e Pescas (INE), cujo âmbito geográfico é o Continente.

Leia Também: CNA critica obrigatoriedade de novas candidaturas para adiantamentos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório