Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

CNA critica obrigatoriedade de novas candidaturas para adiantamentos

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) criticou hoje a obrigatoriedade de todos os agricultores terem de fazer uma nova candidatura para receberem o adiantamento de parte das ajudas ao abrigo da Política Agrícola Comum (PAC).

CNA critica obrigatoriedade de novas candidaturas para adiantamentos
Notícias ao Minuto

13:30 - 17/05/22 por Lusa

Economia PAC

"Mais uma vez, o Ministério da Agricultura complicou a vida aos agricultores", refere a confederação em comunicado hoje divulgado, onde aponta que os agricultores já submeteram as candidaturas ao Pedido Único de ajudas 2022.

De igual forma, considera que é "também discriminatório, na medida em que afasta das candidaturas 'online' "os agricultores que não possuam registo individual no portal do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), mesmo que sejam beneficiários da PAC".

Para a CNA, tal "exclui um grande número de beneficiários", como pequenos e médios agricultores que "não estão capacitados para a utilização de ferramentas digitais".

A CNA acusou ainda o Governo de parecer "querer fazer um brilharete" com o Apoio Excecional de Crise. "Trata-se de pagar mais cedo parte do dinheiro que os agricultores iriam receber mais tarde", aponta, acrescentando que se aplica apenas a quem está no sistema e que, por isso, não serve para os cerca de 40% dos agricultores portugueses que não recebem qualquer ajuda da PAC.

"Os agricultores continuam à espera de apoios verdadeiramente excecionais para minimizar uma situação igualmente excecional de enormes dificuldades", vinca a confederação, que insiste que "não basta [o Governo] aparecer na comunicação social" a anunciar "repetidamente os mesmos milhões para a agricultura".

"Importa sim fazer chegar rapidamente apoios concretos às explorações agrícolas e aos agricultores que querem continuar a produzir para alimentar o país", concluem.

No documento, a CNA voltou a lamentar que certas medidas ainda não tenham sido colocadas em prática, como a concretização da eletricidade 'verde' ou a medida PDR2020 para fazer face aos aumentos dos custos de produção.

Leia Também: Trabalhadores do Metro de Lisboa vão fazer greve ao trabalho suplementar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório