Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Chegou a Portugal vindo da Ucrânia sem documentos? Eis o que deve fazer

"Não deverá ter qualquer receio em contactar as autoridades", explica a PSP.

Chegou a Portugal vindo da Ucrânia sem documentos? Eis o que deve fazer
Notícias ao Minuto

09:52 - 15/05/22 por Notícias ao Minuto

País Guerra na Ucrânia

Com a invasão russa da Ucrânia, milhões de pessoas foram obrigadas a sair de suas casas e até do seu país Natal. Há as que tenham escolhido Portugal para fugir da guerra e, para as que o fizeram sem documentos, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem uma recomendação.

Nas redes sociais, a força de segurança começa por vincar que, se é um refugiado indocumentado não deve, por este motivo, ter receio de contactar as autoridades nacionais. 

"Cheguei a Portugal sem documentos. O que devo fazer?", é a pergunta a que a PSP responde através do Facebook, nas línguas portuguesa e ucraniana.

"O primeiro passo é registar-se em https://portugalforukraine.gov.pt/ [aqui] para ter acesso a apoio médico e social. Não deverá ter qualquer receio em contactar as autoridades mesmo que não tenha documentos; teremos forma de apoiar", é vincado. 

De recordar que a invasão da Ucrânia pela Rússia já originou um êxodo de refugiados ucranianos superior ao registado na Venezuela (6 milhões), ao alcançar ontem os 6,1 milhões, segundo os números divulgados pelo Alto Comissariado para Refugiados da ONU (ACNUR).

Leia Também: AO MINUTO: "Coragem impressiona o mundo, música conquista a Europa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório