PSP preparada para presença de adeptos do FC Porto em áreas do Benfica

A PSP atribui ao Benfica-FC Porto, da I Liga de futebol, um grau de risco igual ao de outros 'clássicos' entre ambos e considera que a venda de bilhetes de adeptos 'encarnados' aos portistas não constitui problema de segurança.

LISBON, PORTUGAL - 2021/04/09: View of the Estadio da Luz stadium in Lisbon.
The Estadio da Luz stadium, home of SL Benfica, is the first football stadium in Portugal to be equipped with 5G technology. (Photo by Hugo Amaral/SOPA Images/LightRocket via Ge

© Getty Images

Lusa
06/05/2022 19:40 ‧ 06/05/2022 por Lusa

País

PSP

um clássico de risco elevado, mas idêntico ao de épocas anteriores. Quanto à questão da venda de bilhetes de adeptos do Benfica aos do FC Porto, também estamos alertados para essa situação e agiremos em conformidade, em colaboração com o promotor do jogo, para que, em caso de necessidade, esses adeptos sejam transferidos para outras zonas do estádio", disse o intendente Francisco Alves, respondendo aos jornalistas durante a conferência de imprensa que decorreu no Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública.

Não obstante, Francisco Alves alerta que a PSP "não pode resolver todos os problemas" em torno da organização de um jogo desta natureza e apela aos adeptos que tenham "um comportamento adequado" dentro e fora do estádio, aludindo à possibilidade de grupos de adeptos do FC Porto estarem misturados no meio da falange de apoio do Benfica.

A eventualidade dos portistas se sagrarem campeões nacionais e de haver festejos dos seus adeptos quer no Estádio da Luz quer nas ruas de Lisboa, nomeadamente na Avenida da Liberdade, onde se situa a sede do clube na capital, também não preocupa o intendente.

"O policiamento não vai estar focado só para o interior do estádio e para o perímetro do complexo desportivo. De resto, teremos um dispositivo que contempla diversas valências que será acionado se assim se justificar. Estamos preparados para todos os cenários, incluindo, obviamente, esse", explicou o responsável policial, acrescentando que os adeptos do FC Porto que se desloquem em autocarros serão sempre acompanhados pela PSP, à entrada e à saída de Lisboa, e nos percursos para o estádio.

Francisco Alves revelou ainda que o dispositivo de segurança contará com efetivos da Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida e o reforço da Unidade Especial de Polícia.

A hora oficial de abertura das portas do Estádio da Luz ao público está prevista para as 16:00, mas a partir das 14:00 o trânsito na Avenida Condes de Carnide será cortado, entre a Praça Doutor Mário Soares e o cruzamento da Avenida Marechal Teixeira Rebelo.

A PSP aconselha, ainda, os adeptos a deslocarem-se para o Estádio da Luz em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações daquele, que cheguem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança junto às portas.

No caso de utilizarem viaturas próprias, a PSP recomenda a que estacionem as mesmas em parques vigiados e destinados para o efeito e que evitem trazer malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.

O FC Porto, líder do campeonato, com 85 pontos, joga este sábado, às 18:00, no Estádio Luz, com o Benfica, em terceiro, com 71, numa partida da 33.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que será arbitrada por Luís Godinho, da associação de Évora.

Leia Também: PSP. PCP diz que alargar leque de idades para admissões não é solução

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas