Os conselhos da Proteção Civil para saber o que fazer em caso de incêndio

A chegada do Verão e do calor traz também um maior risco de incêndio e, por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil deixou alguns conselhos às pessoas para que saibam o que fazer nestas situações.

incêndios em Portugal, albergaria-a-velha

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto
07/07/2025 09:46 ‧ há 5 horas por Notícias ao Minuto

País

Incêndios

Com a chegada do Verão e das temperaturas quentes vêm também os perigos, entre eles um maior risco de incêndio rural. Tendo isso em conta, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) deixou alguns conselhos às pessoas sobre o que fazer em caso de fogo.

 

De acordo com a partilha da Proteção Civil, se estiver próximo de um incêndio deve "ligar de imediato para o 112 (número de emergência). Nota ainda que "se não correr perigo e tiver vestuário adequado (roupa de manga comprida, botas e luvas), tente extingui-lo [o incêndio] com pás, enxadas ou ramos".

Pede também para que "não prejudique a ação dos Bombeiros, Sapadores Florestais e outras forças de socorro" e para que as instruções que forem dadas sejam seguidas.

Caso tenha viaturas em caminhos de acesso ao incêndio, devem também ser retiradas. E, caso note "a presença de pessoas com comportamentos de risco, informe as autoridades". 

E se o incêndio estiver perto da sua habitação?

A Proteção Civil salienta que deve avisar os vizinhos e regar as paredes - consoante a estrutura da casa -, o telhado e dez metros à volta de casa. 

Deve ainda fechar as portas, janelas e outras aberturas, correndo as persianas ou portadas. Se tiver mobiliário, lonas ou lenhas próximas da habitação, retire.

Se estiver em condições de segurança, "desligue e retire as botijas de gás para um local seguro" e tudo o que possa arder junto às janelas deve ser afastado e coloque "toalhas molhadas nas frestas".

"Se não correr perigo, apague pequenos focos de incêndio com água, terra ou ramos verdes", lê-se.

Ficou cercado pelo incêndio? Saiba o que fazer

A Proteção Civil aconselha a que se dirija "para um abrigo ou refúgio coletivo. Se não estiver próximo, procure uma zona plana, com água ou com pouca vegetação".

Acrescenta que deve permanecer "junto ao chão, procurando respirar através de um pano húmido, para evitar inalar o fumo" e deve cobrir "a cabeça e o resto do corpo", ressalvando a utilização de "um lenço húmido para proteger a cara do calor e dos fumos". 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil que, se for necessário preparar uma evacuação, deve "manter os documentos mais importantes do agregado familiar, bem como o boletim sanitário dos animais de estimação, em local seguro e de fácil acesso, de modo a que possam rapidamente ser transportados".

É aconselhado a que tenha também "um kit" preparado com "artigos essenciais a utilizar em caso de emergência", tais como um estojo de primeiros socorros, medicação habitual, água e comida não perecível, produtos de higiene pessoal, uma muda de roupa, rádio, lanterna e apito e, por fim, uma lista de contactos de familiares e/ou amigos.

De notar que, no dia de ontem, domingo, vários concelhos de Portugal continental, sendo a maioria no interior, estiveram em perigo máximo de incêndio rural devido às temperaturas quentes.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda em risco muito elevado e elevado quase todos os concelhos dos 18 distritos do continente.

Recorde-se que, no ano de 2024, a área que ardeu foi a maior dos últimos seis anos, tendo ardido mais de 14.000 hectares que resultaram de 735 incêndios.

Leia Também: Atenção ao calor! Sete distritos com aviso amarelo (máxima de 38ºC)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas