Preventiva para homem que "enganava idosos e arrancava fios e carteiras"

A GNR deteve um homem, na semana passada, em Vila do Conde, por roubos por esticão. O suspeito abordava idosos, com o pretexto de querer arrendar um imóvel, e arrancava-lhes fios de ouro e carteiras e depois colocava-se em fuga. Ficou em prisão preventiva.

algemas

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/07/2025 11:15 ‧ há 3 horas por Notícias ao Minuto

País

GNR

Um homem de 31 anos foi detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR), na passada quarta-feira, dia 2 de julho, por roubos por esticão em Vila do Conde. 

 

No comunicado da GNR enviado às redações, pode ler-se que a detenção aconteceu no âmbito de uma investigação por diversos crimes de roubo por esticão ocorrido nos concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.

A GNR realizou as devidas diligências e apurou-se que "o suspeito, com o pretexto de procurar imóveis para arrendar, abordava pessoas idosas e, em razão das suas vulnerabilidades, através da força física, arrancava-lhes fios de ouro e carteiras, colocando-se de imediato em fuga".

O suspeito foi detido, já tendo sido presente a primeiro interrogatório no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos e foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Roubo por esticão aumentou 8,7% em 2024

De notar que o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) revelou que, no ano passado, a criminalidade violenta e grave aumentou 2,6%, quando comparado com o ano de 2023. Foram registados 14.385 crimes.

No entanto, a criminalidade em geral desceu 4,6%, tendo registado 354.878 participações.

Na criminalidade violenta e grave os crimes que mais subiram foram roubo por esticão (mais 8,7%), roubo de viatura (mais 106,3%) roubo em edifícios comerciais ou industriais (mais 21,7%), violação (mais 9,9%) e roubo a bancos ou outros estabelecimentos de crédito (mais 128,6%).

O RASI é elaborado pelo Sistema de Segurança Interna e aprovado no Conselho Superior de Segurança Interna, órgão interministerial de audição e consulta em matéria de segurança interna que é presidido pelo primeiro-ministro.

Além dos diretores das polícias e do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa e do Serviço de Informações de Segurança, fazem também parte deste órgão os ministros da Administração Interna, Presidência, Justiça, Defesa Nacional, Finanças e Obras Públicas, Transportes e Comunicações e o Procurador-Geral da República

Violações e roubos. Criminalidade violenta aumentou 2,6% em 2024

Violações e roubos. Criminalidade violenta aumentou 2,6% em 2024

A criminalidade violenta e grave aumentou 2,6% no ano passado em relação a 2023, com 14.385 crimes registados, enquanto a criminalidade geral desceu 4,6% ao registar 354.878 participações, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Lusa | 16:43 - 31/03/2025

Como prevenir o roubo por esticão?

De acordo com informação presente no site da Polícia Judiciária, é aconselhado a que caminhe sempre no sentido contrário do trânsito e deve transportar o saco ou a mala na mão ou no ombro do lado interior do passeio.

Refere ainda que nunca trazer os números dos códigos dos cartões de multibanco ou de crédito junto dos mesmos. Já se necessitar de transportar grandes quantidades de dinheiro, deve dividir pelos diversos bolos.

Caso circule de automóvel, tenha as portas sempre trancadas e feche os vidros das janelas. Note-se ainda que não deve transportar a mala em cima do banco lateral direito, mas no chão da viatura, com a PJ a alertar para quando está parado nos semáforos. 

Por fim, se for interpelado por alguém na rua dentro de um veículo para perguntar direções, não se deve aproximar em demasia da viatura, ficando, pelo menos, à distância de um braço.

Leia Também: Preventiva para dois suspeitos de roubo e burla a idosos em Esposende

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas