Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Marcelo envia mensagem de condolências ao Presidente da África do Sul

Pelo menos 448 pessoas morreram nas recentes inundações registadas na África do Sul.

Marcelo envia mensagem de condolências ao Presidente da África do Sul
Notícias ao Minuto

18:49 - 20/04/22 por Marta Amorim com Lusa

País Cheias

Pelo menos 448 pessoas morreram nas recentes inundações registadas na África do Sul, principalmente na região de Durban, na costa leste do país, onde 40.000 pessoas permanecem desalojadas, disseram hoje as autoridades locais.  

Esta quarta-feira, já depois  João Gomes Cravinho se ter manifestado, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem de solidariedade.

"Na sequência das cheias devastadoras que atingiram a província do KwaZulu-Natal, provocando a morte de centenas de pessoas e afetando gravemente milhares de casas e infraestruturas essenciais, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu ao Presidente Ramaphosa, da África do Sul, em seu nome e do Povo Português, a solidariedade de Portugal neste momento difícil, bem como sentidas condolências aos familiares das vítimas", pode ler-se no site da Presidência da República. 

"Hoje, as equipas de busca e salvamento descobriram mais cinco corpos e o número de mortos ascende a 448", referiu o governador da província sul-africana de KwaZulu-Natal (KZN), Sihle Zikalala, numa conferência de imprensa.

O governante sul-africano adiantou que "seis equipas de socorro continuam a procurar por aqueles que ainda se encontram desaparecidos".

Segundo as autoridades consulares portuguesas, estima-se em cerca de 30.000 os portugueses a residirem em KZN, na sua maioria na cidade portuária de Durban (atual eThekwini), onde se concentra a maior parte das vítimas das recentes cheias.

Leia Também: "A lentidão [da Justiça] revela que os recursos continuam insuficientes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório