Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bebé que estava internada em ECMO com Covid-19 já teve alta

Menina de um ano que estava hospitalizada em São João, no Porto, já está em casa.

Bebé que estava internada em ECMO com Covid-19 já teve alta

A bebé de 13 meses que estava internada em ECMO com Covid-19 desde a madrugada de dia 5 de fevereiro já teve alta, avançou esta quarta-feira fonte do Hospital de São João, no Porto, ao Notícias ao Minuto.

De acordo com fonte do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ), a menina saiu da unidade hospitalar na segunda-feira à tarde, dia 28 de fevereiro.

Recorde-se que a menina estava internada no Centro Materno Infantil do Norte e precisou de ser transferida para o Centro Hospitalar Universitário de São João "por alterações cardíacas".

"Dada a gravidade do quadro, a equipa clínica teve necessidade de assegurar ventilação mecânica e suporte circulatório com ECMO", explicava a nota quando a criança foi internada no início de fevereiro.

A bebé sofreu um "choque cardiogénico com arritmia na sequência da covid-19".

A ECMO é uma técnica muitas vezes utilizada como "o último recurso para tratar pessoas com doenças graves respiratórias e/ou cardíacas, em que a máquina de circulação garante as trocas gasosas do sangue e a distribuição desse sangue oxigenado a todos os órgãos", referia então o comunicado.

Esta é uma técnica extracorporal de bypass cardiopulmonar, utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refratária como na falência respiratória grave refratária.

[Notícia atualizada às 12h47]

Leia Também: Bebé de um ano com Covid internada em ECMO no Hospital São João

Recomendados para si

;
Campo obrigatório