A bebé de 13 meses que estava internada em ECMO com Covid-19 desde a madrugada de dia 5 de fevereiro já teve alta, avançou esta quarta-feira fonte do Hospital de São João, no Porto, ao Notícias ao Minuto.
De acordo com fonte do Centro Hospitalar e Universitário São João (CHUSJ), a menina saiu da unidade hospitalar na segunda-feira à tarde, dia 28 de fevereiro.
Recorde-se que a menina estava internada no Centro Materno Infantil do Norte e precisou de ser transferida para o Centro Hospitalar Universitário de São João "por alterações cardíacas".
"Dada a gravidade do quadro, a equipa clínica teve necessidade de assegurar ventilação mecânica e suporte circulatório com ECMO", explicava a nota quando a criança foi internada no início de fevereiro.
A bebé sofreu um "choque cardiogénico com arritmia na sequência da covid-19".
A ECMO é uma técnica muitas vezes utilizada como "o último recurso para tratar pessoas com doenças graves respiratórias e/ou cardíacas, em que a máquina de circulação garante as trocas gasosas do sangue e a distribuição desse sangue oxigenado a todos os órgãos", referia então o comunicado.
Esta é uma técnica extracorporal de bypass cardiopulmonar, utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refratária como na falência respiratória grave refratária.
[Notícia atualizada às 12h47]
Leia Também: Bebé de um ano com Covid internada em ECMO no Hospital São João