Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Bebé de um ano com Covid internada em ECMO no Hospital São João

Menina estava "internada no Centro Materno Infantil do Norte por COVID-19" e precisou de ser transferida durante noite para o Centro Hospitalar Universitário de São João "por alterações cardíacas".

Bebé de um ano com Covid internada em ECMO no Hospital São João
Notícias ao Minuto

12:41 - 05/02/22 por Marta Ferreira

País Covid-19

Uma bebé de um ano com Covid-19 está internada na unidade de cuidados intensivos do Hospital São João, no Porto, ligada a suporte ECMO devido a complicações no seu quadro clínico. 

De acordo com comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a menina "estava internada no Centro Materno Infantil do Norte por COVID-19" e precisou de ser transferida durante noite para o Centro Hospitalar Universitário de São João "por alterações cardíacas".

"Dada a gravidade do quadro, a equipa clínica teve necessidade de assegurar ventilação mecânica e suporte circulatório com ECMO", explica a mesma nota.

Esta é uma técnica muitas vezes utilizada como "o último recurso para tratar pessoas com doenças graves respiratórias e/ou cardíacas, em que a máquina de circulação garante as trocas gasosas do sangue e a distribuição desse sangue oxigenado a todos os órgãos", é referido ainda.

A ECMO é uma técnica extracorporal de bypass cardiopulmonar, utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refratária como na falência respiratória grave refratária.

[Notícia atualizada às 12h46]

Leia Também: Mãe ligada a suporte ECMO no S. João vai passar para a obstetrícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório