Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

"Total solidariedade". Mamadou Ba condena vandalismo a edifício do PCP

Fachada do edifício do Centro de Trabalho de Beja do PCP foi vandalizada com inscrições alusivas à ofensiva militar da Rússia na Ucrânia.

"Total solidariedade". Mamadou Ba condena vandalismo a edifício do PCP
Notícias ao Minuto

08:18 - 01/03/22 por Notícias ao Minuto

País Vandalismo

O ativista político Mamadou Ba condenou esta terça-feira o ataque feito ontem à fachada do edifício do Centro de Trabalho de Beja do PCP que foi vandalizada.

Numa publicação feita no Facebook ontem à noite, Mamadou diz repudiar de forma "veemente a normalização da extrema-direita" e manifesta "total solidariedade com a Esquerda Revolucionária e o Centro de Trabalho do PCP em Beja".

Na mensagem deixada nas redes sociais, o ativista argumenta que "os autores morais desta violência não são apenas os criminosos neonazis, como o Mário Machado, que já apelam à violência contra comunistas, mas são também todos aqueles que, por ação ou por omissão, compactuam com a sua presença e/ou potenciam espaço à corja neonazi".

"Há muito que em Portugal, a normalização da fachoesfera conta com os préstimos de neoconservadores de todo o tipo, arvorando uma capa de irreverência na sua condição de pseudocomentadores e anticomunistas primários, como é o caso de Sérgio Sousa Pinto, por exemplo", conclui posicionando-se contra o nazismo. 

Refira-se que no ato de vandalismo, um risco com tinta vermelha foi pintado na porta do edifício e, na parede, a preto, foram inscritas as frases "Russos = Comunas" e "Têm sangue ucraniano na foice".

Na passada quinta-feira, dia em que a Rússia lançou a ofensiva militar em território da Ucrânia, a classe política portuguesa, com a exceção do PCP, condenou a ação, apelando à imposição de sanções e equacionando a mobilização de militares portugueses no quadro da NATO como forma de dissuasão.

Leia Também: Fachada de edifício do PCP em Beja vandalizada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório