Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

GNR. Campanha 'Não à violência no namoro' após 1.105 crimes em 2021

Esta ação tem como objetivo sensibilizar, em particular, os jovens para que saibam como agir em caso de violência e “travar este tipo de comportamentos”.

Notícias ao Minuto

08:10 - 14/02/22 por Beatriz Maio

País Violência

Tem, esta segunda-feira, início a campanha ‘Vais Parar’ da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorrerá até ao dia 20, de forma a “combater comportamentos violentos e todas as formas de agressão existentes”, com especial foco no namoro entre jovens.

A GNR registou, em 2020, 1.110 crimes de violência no namoro em todas as idades, sendo que 365 vítimas tinham até 24 anos. Em 2021, o número foi semelhante, contabilizaram-se 1.105, 332 com vítimas até à mesma faixa etária.

As autoridades pretendem alterar comportamentos desde cedo para evitar que ocorram no futuro, bem como sensibilizar para que seja dito “não à violência” e se consiga "travar este tipo de comportamentos quer para si próprios quer para os outros”.

Para além desta prevenção, que surge acompanhada pelo vídeo acima, a campanha pretende alertar para a importância de “denunciar e a não aceitar qualquer tipo de violência psicológica, emocional, física, social ou sexual”.

Em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, a GNR esclarece “a importância das relações saudáveis, baseadas em princípios e valores tais como a autoestima, o respeito e a tolerância”, explicando que esta ação promove também “uma cultura anti-violência através de uma maior consciencialização”. Como tal, pretende continuar a acompanhar estes crimes, continuando a marcar presença nas escolas e apostando em ações de formação.

Leia Também: Encapuzados atacam e incendeiam bar em Vilamoura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório