Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Segurança Social já tem solução para os utentes de lar em Castelo Branco

O Instituto da Segurança Social (ISS) já tem uma "solução" para os utentes do lar do Centro Social de Salgueiro do Campo, em Castelo Branco, após a instituição ter pedido aos familiares para os irem buscar.

Segurança Social já tem solução para os utentes de lar em Castelo Branco
Notícias ao Minuto

15:17 - 28/12/21 por Lusa

País Castelo Branco

"O Instituto da Segurança Social encontrou já solução para cada um dos utentes, estando a articular diretamente com respetivos familiares, após ter efetuado o levantamento de instituições que reúnam condições para o seu acolhimento", explicou, por escrito, à agência Lusa, o ISS.

A direção do Centro Social de Salgueiro do Campo, no concelho de Castelo Branco, enviou na segunda-feira, 27 de dezembro, uma carta aos familiares dos utentes, a pedir para os irem buscar, até ao dia 31 de dezembro, data em que vão encerrar portas.

No documento a que a agência Lusa teve hoje acesso, a direção do centro social refere que o Centro Distrital de Segurança Social de Castelo Branco proibiu a admissão de novos utentes na valência do lar, o que conduziu "à significativa redução dos apoios recebidos", a principal forma de subsistência da instituição.

"Esgotadas todas as hipóteses de resolução do impasse, não possuindo a instituição recursos financeiros ou humanos para poder continuar a desempenhar a sua função (...), vemo-nos obrigados a encerrar definitivamente a nossa atividade social (...) agradecendo-lhe o favor de vir buscar o seu familiar à instituição ou proceder ao seu reencaminhamento para outra resposta social até ao próximo dia 31 de dezembro de 2021", sublinham.

A instituição realça ainda que a partir daquela data "deixa de ter condições para assegurar qualquer tipo de apoio ou ajuda", uma vez que se vê obrigada a "rescindir todos os contratos de trabalho e a encerrar portas".

Segundo o ISS, a resposta desenvolvida pelo Centro Social de Salgueiro do Campo "é um lar ilegal que não se encontra licenciado nem tem processo de licenciamento em curso".

Adianta que, por esse motivo, através do Centro Distrital de Castelo Branco, "procurou sempre impedir" a instituição de promover novas admissões de utentes.

Em março de 2019, o Centro Social de Salgueiro do Campo foi alvo de uma ação inspetiva que resultou na instauração de um processo de contraordenação e no consequente encerramento administrativo.

"O processo de contraordenação decorreu das conclusões dessa ação inspetiva e não na sequência do surto de covid-19 ocorrido naquele estabelecimento", sublinha o ISS.

Leia Também: Lar em Castelo Branco dá quatro dias para familiares irem buscar utentes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório