Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Diocese de Angra com novo administrador enquanto espera nomeação de bispo

Angra do Heroísmo, Açores, 30 nov 2021 (Lusa) -- O cónego Hélder Fonseca Mendes, da Sé de Angra do Heroísmo, foi eleito administrador daquela diocese açoriana, na sequência da saída do bispo, João Lavrador, para a diocese de Viana do Castelo.

Diocese de Angra com novo administrador enquanto espera nomeação de bispo

João Lavrador foi nomeado bispo de Viana do Castelo em 21 de setembro, tendo entrado na diocese minhota no passado sábado.

A eleição de Hélder Fonseca Mendes como administrador diocesano realizou-se na manhã de hoje e, segundo o portal Igreja Açores, o cónego já prestou juramento diante do Colégio de Consultores, composto por dez padres: seis da ilha Terceira, três de São Miguel e um do Faial.

Com 57 anos, o cónego Hélder Fonseca Mendes nasceu em Angra do Heroísmo, onde foi ordenado padre em 1988. Foi pároco da Ribeirinha da Terceira (1988-1997), diretor do Secretariado Diocesano da Educação Cristã (1989-2005), vice--provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (1996-2005), Ouvidor da Ilha Terceira (2000--2003) e Juiz da Irmandade de S. Pedro ad Vincula (2000--2009).

É pároco da Sé de Angra desde 1999 e membro dos Conselhos Presbiteral (desde 1989), Pastoral (desde 2000) e Episcopal (desde 2007) da diocese de Angra, bem como do Colégio dos Consultores (desde 2001).

O cónego Hélder Fonseca Mendes é também vigário-geral da Diocese de Angra desde 2005 e diretor do Boletim Eclesiástico dos Açores, sendo ainda Capelão Magistral da Ordem Soberana e Militar de Malta (2013) e Cónego da Catedral de Angra (2014).

É licenciado em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tendo feito a especialização em Teologia Prática pelo Instituto Superior de Pastoral de Madrid e doutorado em Teologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca.

O novo administrador diocesano de Angra deverá exercer funções até à entrada na diocese de um novo bispo nomeado pelo Papa.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório