Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Em 50 anos, Portugal vai perder três milhões de habitantes

Um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos indica que, em 2061, existirão em Portugal apenas sete milhões de pessoas, de acordo com o Diário de Notícias. Hoje somos 10 milhões, mas há mais mortes do que nascimentos.

Em 50 anos, Portugal vai perder três milhões de habitantes
Notícias ao Minuto

08:14 - 04/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Censos

No ano passado, morreram em Portugal 106.361 pessoas, mas nasceram apenas 83.171 bebés. Com cada mulher a registar um índice de fertilidade de 1,28 filhos (menos de 2,1, o necessário para que haja sustentabilidade), o saldo demográfico é negativo… e tende a piorar.

Em suma, nascem por dia menos 63 pessoas do que seria necessário para compensar as mortes.

Os dados são do estudo do Instituto do Envelhecimento, encomendado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, com base nos Censos.

Os demógrafos estimam, por isso, que dentro de menos de 50 anos o país tenha menos três milhões de habitantes, ficando-se pelos sete milhões.

“A austeridade vai marcar os próximos 20 anos da sociedade portuguesa. A natalidade não vai aumentar, antes pelo contrário, e a população vai estar sempre a desaparecer e a envelhecer”, afirmou ao Diário de Notícias o demógrafo Mário Leston Bandeira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório